Brasil

Bolsonaro anuncia Carlos Decotelli como novo ministro da Educação

É o terceiro titular da pasta desde o início do governo

Foto: Arquivo/Marcello Casal Jr./Agência Brasil

25/06/2020 – 16:21:10

Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na tarde desta quinta-feira (25), que o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva será o novo ministro da Educação. O decreto de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. Em uma postagem nas redes sociais, Bolsonaro publicou uma foto ao lado de Decotelli e destacou sua formação acadêmica. 

“Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, mestre pela FGV, doutor pela Universidade de Rosário, Argentina, e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”, escreveu.

O novo ministro ocupava até recentemente o cargo de presidente do Fundo Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, responsável por executar parte das ações da pasta relacionadas à educação básica em apoio aos municípios, como alimentação e transporte escolar. Ele entra no lugar de Abraham Weintraub, demitido na semana passada. É o terceiro ministro a comandar o MEC desde o início do governo Bolsonaro.

Segundo informações oficiais, Decotelli atuou durante toda a transição de governo após a eleição de Bolsonaro, em 2018, e ajudou a definir ideias e novas estratégias para as políticas educacionais da atual gestão. Financista, autor de livros e professor, Decotelli fez pós-doutorado na Bergische Universitãt Wuppertal (Alemanha), é doutor em administração financeira pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina), mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui MBA em administração também pela (FGV) e é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O novo ministro ainda passou pelas Forças Armadas como professor, e atualmente é oficial da reserva da Marinha.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Governo Ratinho Jr precisa ampliar o número de vagas para concurso na educação, diz Professor Lemos

Paraná

Governo Ratinho Jr precisa ampliar o número de vagas para concurso na educação, diz Professor Lemos

Com informações de PT na Alep com revisão de redação 31/03/2023 – 20:32:23   Em pronunciamento na...

Fake news sobre vacinas são “ação criminosa”, diz ministra da Saúde

Brasil

Fake news sobre vacinas são “ação criminosa”, diz ministra da Saúde

Com informações de Agência PT e revisão de redação 31/03/2023 – 16:58:08   A ministra da Saúde,...

Nova Frente Parlamentar vai debater privatizações de empresas públicas paranaenses

Paraná

Nova Frente Parlamentar vai debater privatizações de empresas públicas paranaenses

Com informações de PT na Alep e revisão de redação 31/03/2023 – 14:58:24   A Frente Parlamentar das...

Deputado Aliel Machado entrega emendas parlamentares pessoalmente em Guarapuava

Guarapuava

Deputado Aliel Machado entrega emendas parlamentares pessoalmente em Guarapuava

31/03/2023 – 12:31:04 Redação Na manhã desta sexta-feira (31), o deputado federal pontagrossense Aliel Machado...

Guarapuava terá novo vereador nos próximos dias

Guarapuava

Guarapuava terá novo vereador nos próximos dias

31/03/2023 – 07:31:17 Redação A dança das cadeiras na Câmara Municipal de Guarapuava ganhou um novo capítulo...

Carnê do IPTU 2023 já está disponível em Guarapuava

Guarapuava

Carnê do IPTU 2023 já está disponível em Guarapuava

30/03/2023 – 15:32:18 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...