Com informações da Agência Câmara Notícias
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara dos Deputados, promovem audiência pública nesta quarta-feira (14) sobre inclusão digital do idoso.
A autora do pedido para audiência é a deputada Lídice da Mata (PSB-BA). Ela destaca que a grande maioria da população idosa do País está apartada das informações e dos conhecimentos necessários sobre o que o futuro lhe reserva.
Segundo a deputada, do total da população idosa do país, apenas 25% estão conectados à internet e conhecem o funcionamento de um smartphone. “O restante ainda carece da inclusão digital, que é o canal de comunicação que dá acesso à informação e ao conhecimento, que são instrumentos vitais para a qualidade de vida da sociedade moderna”, afirmou.
Foram convidados para o debate:
- o diretor do Centro de Estudos da Maturidade da Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura, Ricardo Mucci;
- o presidente da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, Carla da Silva Santana Castro;
- pesquisador e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, especialista em gamificação e coordenador do projeto “Programação de Games para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico e Prevenção do Declínio Cognitivo em Idoso”, Fábio Ota;
- representante da Federação Brasileira de Órgãos de Defesa do Consumidor (Febracon).
A audiência ocorre às 14 horas desta quarta-feira, no Câmara dos Deputados.