Brasil

CPI da Pandemia adia votação de requerimentos

A próxima reunião será na terça-feira (08), com novo depoimento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

02/06/2021 – 18:04:52

Com informações de Agência Senado e revisão de redação

Depois de sete horas de depoimento da médica Luana Araújo nesta quarta-feira (02), a CPI da Pandemia acabou não votando os cinco requerimentos que estavam na pauta de votações. Ainda não há nova data agendada para votar esses requerimentos. A definição das pautas das reuniões é prerrogativa do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM). A próxima reunião será na terça-feira (08), com novo depoimento do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Foi adiada a votação do requerimento de convocação do presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Rogério Caboclo. Ele vai ter que explicar quais medidas foram tomadas para garantir a segurança sanitária dos brasileiros e das delegações estrangeiras durante a realização do evento. O requerimento de convocação é de autoria do vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). 

“O Brasil foi surpreendido com o anúncio de que a Copa América de Futebol será realizada no Brasil em plena pandemia. O evento seria realizado na Colômbia, mas foi cancelado por conta dos protestos sociais que tomam conta do país. Em seguida, a Argentina cancelou a realização do torneio devido ao recrudescimento da pandemia. O evento, com início no dia 13 de junho, agora será sediado no Brasil, país que tem mais de 460 mil óbitos por covid-19, e que está na iminência de uma terceira onda da doença”, justifica Randolfe no requerimento. 

Também foi adiada a votação de quatro requerimentos de Omar Aziz relacionados ao depoimento da médica Nise Yamaguchi. Os documentos pedem todos os registros de voo nas empresas Latam, Gol e Azul entre março de 2020 e maio de 2021 de Nise Yamaguchi, e de seus irmãos Naomi Greice Yamaguchi e Charles Takahito. Os registros requeridos são referentes a voos de ida ou volta entre São Paulo e Brasília.

“O requerimento tem em mira obter informações sobre os registros dos voos realizados no trecho São Paulo/Brasília/São Paulo entre março de 2020 a maio de 2021. A senhora Nise Yamaguchi, em seu depoimento, declarou que participou de reuniões com representantes do governo federal acompanhada de seus irmãos”, explica o presidente da CPI.

Outro requerimento de Aziz pendente de votação solicita que o Ministério  da Saúde preste informações sobre eventuais contratos e repasses de recursos entre a pasta e pessoas jurídicas que tenham como sócia ou parte Nise Yamaguchi, no período de março de 2020 a maio de 2021.

“Diante do depoimento da senhora Nise Yamaguchi, verificou-se uma relação muito próxima entre a depoente e diversas autoridades do governo federal durante o período, além da convergência na defesa de medicamentos no denominado tratamento preventivo contra a covid-19”, diz Omar no requerimento.

A médica Nise Yamaguchi prestou depoimento à CPI da Pandemia na terça-feira (1º). Ela voltou a defender o tratamento de pacientes de covid-19 com drogas consideradas ineficazes por pesquisadores dentro e fora do Brasil e foi refutada pela maioria dos senadores.

Mais cedo, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) reclamou da inclusão dos requerimentos na pauta sem antecedência. Para ele, a medida contraria o Regimento Interno do Senado.

“Uma série de requerimentos foi colocada na pauta hoje, às 9 horas. Eu já tinha alertado que não iria concordar mais com esse tipo de procedimento. Eu gostaria de arguir a questão do nosso regimento, que não permite esse tipo de procedimento. Nada contra os requerimentos, mas eu espero que isso seja respeitado daqui por diante na nossa CPI”, afirmou Ciro Nogueira. 



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Com 1.033 novos casos de Covid-19 confirmados nos últimos cinco dias, Guarapuava mantém bandeira laranja

Guarapuava

Com 1.033 novos casos de Covid-19 confirmados nos últimos cinco dias, Guarapuava mantém bandeira laranja

11/06/2021 – 19:29:44 Redação Nos últimos cinco dias, Guarapuava apresentou, novamente, alta nos casos de...

CPI da Pandemia começa a investigar defensores da cloroquina

Brasil

CPI da Pandemia começa a investigar defensores da cloroquina

11/06/2021 – 15:05:39 Com informações de AEN e revisão de redação Os entusiastas da cloroquina no...

Em carta, PDT reconhece vitória de Pedro Castillo na eleição presidencial do Peru

Brasil

Em carta, PDT reconhece vitória de Pedro Castillo na eleição presidencial do Peru

11/06/2021 – 12:49:12 Com informações de Ascom PDT e revisão de redação O PDT reconheceu a vitória de Pedro...

Obras de duplicação da BR-277 em Guarapuava iniciam por viaduto e vias marginais

Guarapuava

Obras de duplicação da BR-277 em Guarapuava iniciam por viaduto e vias marginais

11/06/2021 – 09:50:25 Com informações de AEN e revisão de redação Já está na fase de execução de estacas...

Em requerimento, deputadas pedem mudança no nome da Câmara dos Deputados

Brasil

Em requerimento, deputadas pedem mudança no nome da Câmara dos Deputados

11/06/2021 – 08:26:38 Redação As deputadas federais Gleisi Hoffmann (PT) e Érika Kokay (PT), pedem, no...

CPI quebra sigilo de Eduardo Pazuello, Ernesto Araújo e “gabinete paralelo”

Brasil

CPI quebra sigilo de Eduardo Pazuello, Ernesto Araújo e “gabinete paralelo”

10/06/2021 – 18:12:47 Com informações de Agência Senado e revisão de redação A CPI da Pandemia aprovou...