Brasil

CPI finaliza relatório e anuncia observatório para fiscalizar resultados

Documento assinado por Renan Calheiros (MDB-AL) será apresentado e votado na semana que vem

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

12/10/2021 – 06:51:00

Com informações de PT no Senado e revisão de redação

Na reta final das atividades, a CPI da Covid concentra esforços nesta semana para finalizar o relatório da comissão, sob responsabilidade do senador Renan Calheiros (MDB-AL). O relator apresentará o documento, que irá apontar os crimes de Jair Bolsonaro na pandemia – além de indicar outros possíveis indiciados, no próximo dia 19. No dia seguinte, os senadores decidem por sua aprovação ou rejeição. Para ser aprovado, o relatório de Calheiros deverá obter ao menos seis dos 11 votos dos senadores titulares da comissão. Os parlamentares também anunciaram a criação de um observatório para fiscalizar os desdobramentos dos trabalhos da comissão.

Antes da conclusão dos trabalhos, a CPI deverá ouvir, pela terceira vez, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, em princípio com presença confirmada para segunda-feira, dia 18. Queiroga será questionado sobre interferência no trabalho da Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde), que retirou de pauta a análise de um relatório desaconselhando o uso de cloroquina, azitromicina e ivermectina, drogas ineficazes contra a Covid-19 e que compõem o ‘kit covid’.

“O relatório será muito contundente, vai apontar todos os crimes que foram praticados, tanto pelo presidente, quanto por atores públicos ou privados”, declarou o senador Humberto Costa (PT-PE), em entrevista à Revista Brasil, da Rede TVT, no domingo (10). “O [relatório] deve dar uma resposta à angústia do povo brasileiro em saber quem são os responsáveis por essa crise sanitária, econômica, política e social, e que produziu tanto sofrimento a mais de 600 mil famílias no nosso país”.

Costa elencou os crimes cometidos por Bolsonaro e apoiadores, tanto crimes comuns como de responsabilidade. “Os juristas com os quais conversamos foram unânimes em apontar os descumprimentos da Constituição: o direito à vida, o direito à saúde, a obrigatoriedade de garantir o acesso aos sistemas de saúde, crimes de prevaricação”, listou.

“Ao lado disso, temos vários crimes comuns, que representam transgressões do Código Penal: propaganda enganosa de medicamentos, que atinge o próprio Código de Defesa do Consumidor, disseminação de pandemia, desrespeito à normas sanitárias vigentes”, apontou o senador. Ele destacou ainda crimes contra os direitos humanos e crimes contra a humanidade. “O episódio da Prevent Senior é significativo de crime contra a humanidade”, observou.

Observatório

Caso o relatório seja aprovado no próximo dia 20, será tarefa do observatório encaminhá-lo à Procuradoria-Geral da República no dia 21. Na sequência, no dia 26, o documento será entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para análise de mais um pedido de impeachment do ocupante do Planalto. “Se depender do trabalho que a CPI fez, há sim, mais elementos para que se possa avançar em um processo de impedimento”, garantiu Humberto Costa.

Além disso, o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), anunciou que o relatório também será encaminhado à Procuradoria da República do DF, para tratar dos indiciados com esse foro.

Finalmente, nos dias 27 e 28, os integrantes da comissão estarão em São Paulo para entregar o relatório à força-tarefa do Ministério Público de SP, que deverá dar sequência às denúncias sobre a operadora Prevent Senior, investigada por distribuir ‘kit covid‘ a usuários e realizar experimentos com medicamentos sem eficácia contra a covid em pacientes infectados, sem o consentimento dos mesmos.

“Estamos dispostos a levar esse relatório ao Tribunal Penal Internacional”, disse Rodrigues. “Não pode tanto trabalho feito ser desperdiçado, não ter consequências”, prometeu.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Mais 554,5 mil vacinas contra a Covid-19 chegam ao Paraná; maioria é para dose de reforço

Paraná

Mais 554,5 mil vacinas contra a Covid-19 chegam ao Paraná; maioria é para dose de reforço

22/10/2021 – 18:13:55 Com informações de AEN e revisão de redação A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde)...

Com votação marcada para terça, relatório da CPI ainda pode receber alterações

Brasil

Com votação marcada para terça, relatório da CPI ainda pode receber alterações

22/10/2021 – 15:11:29 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Prevista para 26 de outubro, a...

“O tempo deu razão a Lula”, afirma editorial do espanhol El País

Brasil

“O tempo deu razão a Lula”, afirma editorial do espanhol El País

22/10/2021 – 11:12:39 Com informações de PT na Câmara e revisão de redação Em editorial publicado nesta...

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

Brasil

Senadores voltam a defender derrubada do veto à distribuição de absorventes

22/10/2021 – 08:26:19 Com informações de Agência Senado e revisão de redação A líder da Bancada Feminina,...

Guarapuava vacina adolescentes sem comorbidades nesta sexta-feira (22)

Guarapuava

Guarapuava vacina adolescentes sem comorbidades nesta sexta-feira (22)

22/10/2021 – 08:14:08 Redação Desde às 8h desta sexta-feira (22), a Campanha Guarapuava Imunizada está...

Preço dos combustíveis: governadores pedem o fim da dolarização

Brasil

Preço dos combustíveis: governadores pedem o fim da dolarização

21/10/2021 – 16:43:45 Com informações de PT na Câmara e revisão de redação Nesta quinta-feira (21), o...