Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
27/07/2020 – 14:16:11
Com informações da Agência Câmara de Notícias
O Projeto de Lei 3797/20 cria um marco regulatório para a contratação, via aplicativos, de prestadores de serviços de entrega e de motoristas. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.
O texto estabelece como remuneração o valor mínimo de R$ 4,32 por hora, reajustado anualmente pela inflação, e um valor adicional conforme a distância e os riscos à vida e à segurança do trabalhador. O valor total deverá ser repassado diariamente ao trabalhador.
A jornada não poderá ser superior a 10 horas diárias, devendo o profissional receber em dobro o valor mínimo por hora em caso de serviço extraordinário.
O projeto prevê ainda a inclusão desses profissionais no Regime Geral de Previdência Social, assegurando a eles benefícios como auxílio-doença e auxílio-acidente.
Entre os deveres dos trabalhadores estão: ser maior de 18 anos; apresentar atestado de antecedentes criminais; estar em situação regular no Brasil; apresentar cópia de documento de identificação e endereço; e efetuar o cadastro completo na empresa entre outros.
Autor do projeto, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) destaca que, com a pandemia de Covid-19, muitas empresas tiveram que se adequar em relação ao isolamento social obrigatório, passando a operar por meio de serviços de entrega. “Ocorre que, no Brasil, não há legislação que garanta direitos mínimos a esses prestadores de serviços”, disse.
Ele ressalta ainda que é imprescindível manter um banco de dados cadastrais dos profissionais que operam serviços por aplicativos. “Não podemos esquecer que esses profissionais trabalham em plataformas que se conectam diretamente a usuários. Por isso, devemos garantir não apenas os direitos dos prestadores do serviço mas também preservar a vida, a saúde e a integridade os usuários do serviço”, finalizou.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
28/03/2023 – 15:09:38 Redação Na última sexta-feira (24), a vereadora Professora Terezinha (PT) participou da...
Com informações de PT na Alep e revisão de redação 28/03/2023 – 14:54:51 Líder da oposição na...
28/03/2023 – 10:26:55 Redação Nesta terça-feira (28) a vereadora Prof.ª Bia (MDB) irá assumir um papel...
28/03/2023 – 08:33:59 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação O processo de...
Com informações de Agência PT e revisão de redação 27/03/2023 – 19:58:42 Pouco tempo após a volta...
Com informações de PT na Alep e revisão de redação 27/03/2023 – 16:54:16 Os deputados de oposição...