Brasil

Entenda o que é o Fundo Eleitoral

Denominado Fundo Especial de Financiamento de Campanha, a medida visa alimentar as campanhas eleitorais de partidos brasileiros

Foto: Dircom TSE

Em 2015, uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou a extinção das doações de pessoas jurídicas para partidos e candidatos no Brasil. Com essa medida, o STF visava diminuir a influência de poderes econômicos no processo eleitoral brasileiro. “A origem do fundo eleitoral está nessa proibição da participação das pessoas jurídicas como doadoras para os processos eleitorais, entendendo que elas teriam interesse depois nos processos legislativos. Muito por conta dessa situação de Petrolão, depois Mensalão, onde se descobriu esse esquema de troca-troca entre empresas e congressistas”, explica o advogado e economista João Nieckars.

A providência tomada pelo STF, entretanto, acabou com a principal fonte de renda dos partidos. Dessa maneira, para compensar o valor perdido, no ano de 2017 foi criado o Fundo Especial de Financiamento de Campanha. “O Fundo Eleitoral passou a existir após a Reforma Eleitoral de 2017, vetando a participação das pessoas jurídicas no processo eleitoral. Ele é um fundo de financiamento de campanha, destinando-se, não para a manutenção dos partidos, mas para a promoção da campanha eleitoral”, pontua Nieckars.

Em 2018 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) estabeleceu as regras para distribuição dos recursos do Fundo Eleitoral entre os partidos. As siglas que possuem registro no TSE recebem os frutos da divisão de 2% do valor total disponível. Outros 35% são divididos entre os partidos que tenham pelo menos um representante na Câmara dos Deputados. Um total de 48% é rateado entre as siglas na proporção de suas bancadas na Câmara. E os 15% restantes são distribuídos entre os partidos de acordo com a proporção de suas bancadas no Senado.

O capital investido no Fundo Eleitoral é obtido através de uma transferência de 30% das emendas de bancadas de deputados e senadores (propostas de investimentos que os parlamentares fazem no orçamento público) – no ano eleitoral. Outra fonte de recurso é a compensação fiscal, que antes era paga às emissoras de rádio e TV pela propaganda partidária.

“O Fundo Eleitoral é composto então por uma transferência de emendas de bancadas e também de recursos provenientes da compensação fiscal. Mas devemos lembrar que tudo isso ainda é 100% dinheiro público”, afirma João Nieckars.

Fundo Partidário

O fundo eleitoral não deve ser confundido com o partidário, que existe desde 1965 e tem como objetivo cobrir as despesas rotineiras dos partidos. “O Fundo Partidário é composto por recursos de várias origens, dentro dessas origens estão presentes recursos oriundos de multas recebidas e pagas por partidos políticos ou por candidatos, durante os processos eleitorais. Então, por exemplo, quando é multado por propaganda irregular, essa multa é destinada a esse Fundo Partidário. Ele também arrecada recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas, qualquer um pode doar”, finaliza Nieckars.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Geral

Presidente da Petrobras diz que pode reduzir preço da gasolina

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 23/03/2023 – 19:39:42   Um dia após a...

Governo do Paraná precisa avançar na proteção do meio ambiente, diz Professor Lemos

Paraná

Governo do Paraná precisa avançar na proteção do meio ambiente, diz Professor Lemos

Com informações de PT na Alep e revisão de redação 23/03/2023 – 16:15:30   Durante a audiência...

Juros extorsivos: Banco Central mantém sabotagem econômica contra o país

Brasil

Juros extorsivos: Banco Central mantém sabotagem econômica contra o país

Com informações de Agência PT e revisão de redação 23/03/2023 – 14:51:35   No momento em que...

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

Guarapuava

Prof.ª Bia apresenta ao Executivo pacote de indicações de melhorias no bairro Vila Carli

23/03/2023 – 11:11:08 Redação Ao serem eleitos pela população, os vereadores e vereadoras se tornam...

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

Guarapuava

Neste sábado (25) Secretaria de Saúde de Guarapuava promove Projeto Comunitário na UBS Xarquinho II

23/03/2023 – 08:13:24 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Neste sábado...

Governo federal relança Programa de Aquisição de Alimentos

Brasil

Governo federal relança Programa de Aquisição de Alimentos

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 22/03/2023 – 20:00:10   Com injeção...