Brasil

Lula debate reforma trabalhista com lideranças sindicais e políticas da Espanha

Os espanhóis expuseram a experiência do debate público para a revisão e recuperação de direitos que tinham sido perdidos na reforma feita na Espanha, em 2012, com o objetivo de atingir uma remuneração justa

Foto: Ricardo Stuckert

12/01/2022 – 18:35:01

Com informações de PT na Câmara e revisão de redação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes das seis centrais sindicais brasileiras, do Partido dos Trabalhadores (Gleisi Hoffmann) e da Fundação Perseu Abramo (Aloizio Mercadante) fizeram uma reunião-seminário com representantes do governo e legislativo espanhol e do PSOE sobre a revisão da reforma trabalhista de 2012 no país europeu, feita a partir de um pacto entre governo, trabalhadores e empresários.

A reunião dá continuidade a encontros de Lula com a vice-presidente do governo espanhol, Yolanda Díaz, e também uma reunião com as centrais sindicais espanholas em 19 de novembro.

Os representantes do governo espanhol participaram da reunião à noite, fora do horário de trabalho do governo. Participaram da reunião, entre outros, José Luis Escrivá, ministro da Inclusão, Migrações e Seguridade Social, Borja Suárez Corujo, diretor-Geral de Organização da Securidade Social, além de representantes do PSOE, do Congresso e Senado Espanhol, e das centrais sindicais espanholas, Jesús Galego, da UGT, e Cristina Faciaben, das Comissões Obreras.

Os espanhóis expuseram a experiência do debate público para a revisão e recuperação de direitos que tinham sido perdidos na reforma feita na Espanha, em 2012, com o objetivo de atingir uma remuneração justa. O salário mínimo na Espanha aumentou 38% desde a chegada do primeiro-ministro Pedro Sánchez ao poder.

O ministro Escrivá fez uma apresentação sobre “Políticas econômicas para uma sociedade mais justa e inclusiva”, sobre a reforma, mas também sobre o crescimento do investimento em saúde e educação, valorização do salário mínimo e uma garantia de uma renda mínima para as famílias da Espanha.

O ministro apontou que a precarização das leis trabalhistas leva à redução da qualificação da força de trabalho, o que atrasa o desenvolvimento do país e a geração de empregos de maior qualidade.

“É uma mentira que a competitividade de um país seja conseguida reduzindo salários. Se consegue com salários melhores combinados com a qualificação da mão de obra.”

O ministro reforçou que a reforma espanhola contou com um amplo consenso construído pelo governo com a sociedade civil, sindicatos e empresários. E que o governo Lula no Brasil também serviu de inspiração para o PSOE na Espanha. Os dois lados conversaram de seguir aprofundando o intercâmbio e o diálogo sobre melhoria da legislação trabalhista.

As centrais sindicais brasileiras foram representadas por Sergio Nobre, da CUT, Miguel Torres, da Força Sindical, Ricardo Patah, da UGT, René Vicente, da CTB, e Moacyr Roberto Tesch Auersvald, da Nova Central Sindical, e Edson Carneiro Índio, da Intersindical.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Saúde reativa quase 500 leitos para pacientes com Covid-19 e H3N2 no Paraná

Paraná

Saúde reativa quase 500 leitos para pacientes com Covid-19 e H3N2 no Paraná

21/01/2022 – 18:35:20 Com informações de AEN e revisão de redação A Sesa (Secretaria Estadual da Saúde)...

CoronaVac é incluída no plano de vacinação para crianças

Brasil

CoronaVac é incluída no plano de vacinação para crianças

21/01/2022 – 15:38:32 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Ministério da Saúde...

Proposta visa ampliar acessibilidade à Justiça

Brasil

Proposta visa ampliar acessibilidade à Justiça

21/01/2022 – 14:23:28 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Está em análise no Senado o...

Justiça suspende posse da chapa vencedora da OAB/PR até suposta fraude por cota racial ser apurada

Geral

Justiça suspende posse da chapa vencedora da OAB/PR até suposta fraude por cota racial ser apurada

21/01/2022 – 11:52:46 Redação Nesta quinta-feira (20), o TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região)...

Mais nove ruas de Guarapuava poderão ter lombadas eletrônicas para controle de velocidade

Guarapuava

Mais nove ruas de Guarapuava poderão ter lombadas eletrônicas para controle de velocidade

21/01/2022 – 08:19:11 Redação Está circulando nas redes sociais uma imagem que, supostamente, detalha locais...

TSE informa que não há discussão sobre passaporte de vacina nas eleições

Brasil

TSE informa que não há discussão sobre passaporte de vacina nas eleições

20/01/2022 – 18:50:59 Com informações de TSE e revisão de redação Em esclarecimento às falsas informações...