Brasil

Requião quer devolver ao Paraná o melhor ensino público do país

Estado já ostentou o título durante a gestão (2003-2010) do próprio Roberto Requião, candidato a governador

Foto: Ricardo Stuckert

28/09/2022 – 10:11:24

Com informações de assessoria e revisão de redação

A campanha do candidato do PT e do Time do Lula para governador do Paraná, Roberto Requião, está moldada para o fortalecimento dos serviços públicos e para o atendimento prioritário à população mais necessitada. Por isso, o Plano de Governo da chapa majoritária tem como principais destaques educação, saúde e segurança. Requião disputa o governo ao lado de Jorge Samek (PT), candidato a vice-governador, e de Rosane Ferreira (PV), candidata a senadora.

O objetivo de Requião é devolver ao Estado o título de melhor ensino público do país, como aconteceu durante seu segundo período como governador (2003-2010), que coincidiu com o mandato de Lula na Presidência. Para isso, ele propõe valorizar os educadoras e educadores pagando o melhor salário do país e retomando o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), com cursos de mestrado e doutorado em parceria com as IES (Instituições de Ensino Superior) públicas.

Além disso, Requião pretende levar à sala de aula a mais avançada tecnologia de ensino, transformando o livro público em livro multimídia, com fornecimento de internet de qualidade para multiplicar as possibilidades de materiais didáticos. Será restabelecido ainda o ensino profissional, ampliando a oferta de cursos, e e formação integral do jovem com parcerias entre órgãos públicos e iniciativa privada para iniciação profissional com a permanência do estudante na escola.

Saúde

Na Saúde, o objetivo de Requião é “recuperar o sistema de saúde pública que foi destruído”. A rede de hospitais, de postos de saúde e dos hospitais especializados será completada e reforçada com a contratação, por concurso público, de médicos e outros profissionais de saúde, inclusive gestores. As Clínicas da Mulher e da Criança, cujas funções originais foram desvirtuadas, voltarão a atender exclusivamente grávidas, parturientes e seus filhos e filhas, reduzindo assim a mortalidade materno-infantil.

Além disso, o candidato a governador quer priorizar a regionalização do atendimento à saúde para “levar o sistema público aonde o paranaense mora”. Em paralelo, seu governo vai resgatar o caráter público e social das companhias de luz e água, garantindo tarifa zero de energia e água a preço mínimo para famílias de baixa renda.

A valorização do pequeno agricultor também está no radar de Roberto Requião, com a retomada de programas vitoriosos como o Trator Solidário, o Fundo de Aval, a Irrigação Noturna, a distribuição de calcário e a eletricidade barata, além da compra de leite e alimentos saudáveis para merenda escolar e fornecimento a asilos.

Segurança Pública

Outra área que ganha destaque entre as propostas de Requião é a segurança pública, cuja meta essencial será a prevenção. Será restaurado o Policiamento Ostensivo Volante, os módulos policiais móveis, a Patrulha Comunitária Escolar e a Patrulha Comunitária Rural. “Queremos uma polícia fundamentalmente preventiva, e não repressiva, com policiais bem treinados e bem remunerados. Vamos abandonar de vez a visão de uma segurança pública e de uma polícia que tenham a repressão como eixo de suas ações”, afirmam os candidatos no Plano de Governo.

Para deputado e deputada federal, o PT concorre com 16 candidatos e 8 candidatas, que disputam as 30 vagas destinadas ao Paraná na Câmara dos Deputados. Já para a Assembleia Legislativa, são 42 candidaturas, das quais 18 mulheres. A Assembleia do Paraná possui 54 cadeiras.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...