Brasil

Senado deve votar isenção de ICMS para igrejas nesta terça-feira (3)

Comissão de Assuntos Econômicos do Senado é favorável ao benefício

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Brasil 

Templos religiosos e entidades beneficentes de assistência social poderão continuar isentos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) até 31 de dezembro de 2032. A proposta, um projeto de lei complementar (PLP 55/2019) de autoria da deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ), aprovada em maio pelos deputados, pode ter a última votação no plenário do Senado, nesta terça-feira (3), em regime de urgência.

Na última semana a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa aprovou por unanimidade o relatório do senador Irajá (PSD-TO), favorável à prorrogação por mais 15 anos do benefício. Ele explicou que o PLP muda a Lei Complementar 160, de 2017. Ela estabelece prazos de até 15 anos para isenções, sendo o mais curto — de um ano — a regra geral, na qual templos e entidades assistenciais foram enquadrados. O prazo máximo é concedido a atividades agropecuárias e industriais e a investimentos em infraestrutura rodoviária, aquaviária, ferroviária, portuária, aeroportuária e de transporte urbano. “Não há justificativa para que os incentivos voltados para templos e instituições assistenciais tenham sido enquadrados na regra geral, com prazo mais curto”, disse Irajá em seu voto.

O relator esclareceu ainda que o projeto não implica diretamente renúncia de receita, apenas autoriza os estados a firmar convênios sobre incentivos fiscais do ICMS voltados a templos de qualquer culto e a entidades beneficentes de assistência social. Já a deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ) destacou que “não se trata de nova isenção, mas apenas de renovação daquilo com que elas já contavam antes da lei complementar”.

Igrejas já têm imunidade tributária para não pagar outros impostos, como Imposto de Renda, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Se aprovado pelo plenário do Senado, o texto seguirá para sanção presidencial.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Governo Ratinho Jr precisa ampliar o número de vagas para concurso na educação, diz Professor Lemos

Paraná

Governo Ratinho Jr precisa ampliar o número de vagas para concurso na educação, diz Professor Lemos

Com informações de PT na Alep com revisão de redação 31/03/2023 – 20:32:23   Em pronunciamento na...

Fake news sobre vacinas são “ação criminosa”, diz ministra da Saúde

Brasil

Fake news sobre vacinas são “ação criminosa”, diz ministra da Saúde

Com informações de Agência PT e revisão de redação 31/03/2023 – 16:58:08   A ministra da Saúde,...

Nova Frente Parlamentar vai debater privatizações de empresas públicas paranaenses

Paraná

Nova Frente Parlamentar vai debater privatizações de empresas públicas paranaenses

Com informações de PT na Alep e revisão de redação 31/03/2023 – 14:58:24   A Frente Parlamentar das...

Deputado Aliel Machado entrega emendas parlamentares pessoalmente em Guarapuava

Guarapuava

Deputado Aliel Machado entrega emendas parlamentares pessoalmente em Guarapuava

31/03/2023 – 12:31:04 Redação Na manhã desta sexta-feira (31), o deputado federal pontagrossense Aliel Machado...

Guarapuava terá novo vereador nos próximos dias

Guarapuava

Guarapuava terá novo vereador nos próximos dias

31/03/2023 – 07:31:17 Redação A dança das cadeiras na Câmara Municipal de Guarapuava ganhou um novo capítulo...

Carnê do IPTU 2023 já está disponível em Guarapuava

Guarapuava

Carnê do IPTU 2023 já está disponível em Guarapuava

30/03/2023 – 15:32:18 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...