25/09/2023 – 18:35:59
Com informações de TSE e revisão de redação
O Teste Público de Segurança da Urna (TPS) chega à 7ª edição com 85 pré-inscrições aprovadas. Ao longo dos últimos anos, o evento contabilizou números impressionantes, que demonstram um aumento progressivo do engajamento da sociedade em uma das etapas mais importantes de fiscalização e auditoria do processo eleitoral.
Nas seis primeiras edições – realizadas em 2009, 2012, 2016, 2017, 2019 e 2021 –, o Teste da Urna somou 202 horas de testes públicos, executados por 148 investigadores, que colocaram em prática 96 planos de ataque às urnas eletrônicas.
O TPS acontece desde 2009, preferencialmente no segundo semestre de anos não eleitorais, e reúne especialistas em Tecnologia da Informação interessados em contribuir para o constante aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação.
Edição de 2023 acontece em novembro
Em 2023, o Teste da Urna será realizado de 27 de novembro a 1º de dezembro, no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF). Vale lembrar que, para facilitar a atuação dos inscritos, que podem atuar de maneira individual ou em grupo, durante o evento, são removidas várias barreiras de segurança que estão presentes na data da eleição.
Sobre o Teste da Urna 2023
O Teste Público de Segurança da Urna é voltado a especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração. O TPS tem como objetivo fortalecer a democracia, a confiabilidade, a transparência e a segurança dos processos de captação e apuração dos votos, além de propiciar o aperfeiçoamento constante do processo eleitoral.
Desde a primeira edição, em 2009, o TPS contribui para que ocorram avanços no processo eleitoral. O evento enfatiza, ainda, o caráter de colaboração da sociedade com a Justiça Eleitoral.