Foto: Ascom/TSE
Deixou de votar e tem dúvida se está em dia com a Justiça Eleitoral? Consulte a situação do seu título de eleitor e fique pronto para escolher o prefeito e os vereadores de sua cidade nas Eleições Municipais de 2020. – Clique aqui
A consulta é gratuita no Portal do Tribunal Superior Eleitoral, que oferece outros serviços, como a emissão de certidão de quitação eleitoral. Basta acessar a página do TSE e clicar na opção Serviços ao Eleitor e, em seguida, em Situação Eleitoral. O sistema solicitará o preenchimento de algumas informações pessoais, como nome completo e data de nascimento.
De acordo com o TSE, o título de eleitor é cancelado quando o eleitor deixa de votar e de justificar a ausência às urnas por três eleições consecutivas. É importante lembrar que cada turno de um pleito é considerado, para tanto, uma eleição diferente.
Se o seu título foi cancelado, confira o que deve ser feito:
– Comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência e preencher a formalização do Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE);
– Pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno que tenha faltado à votação.
Eleições 2020
Para votar normalmente nas próximas eleições, marcadas para o dia 4 de outubro de 2020, o eleitor deve ficar atento ao dia 6 de maio (151 dias antes do pleito), data-limite para tirar o título, regularizar a situação eleitoral, alterar dados cadastrais e transferir o domicílio eleitoral.
O TSE informa que caso não regularize sua situação, o eleitor poderá ter o título cancelado. Contudo, é importante lembrar que o título de eleitor precisa estar regular para que o cidadão esteja em dia com outros documentos, tais como passaporte e carteira de identidade. A regularidade do título também é exigida para: obtenção de empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo; inscrição em concurso público, investidura e posse em cargo ou função pública; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e prática de qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou Imposto de Renda, entre outros.
Guarapuava
Os eleitores que possuem domicilio eleitoral na região de Guarapuava (43ª Zona Eleitora), podem contar com os serviços do Tribunal Regional Eleitoral, de segunda à sexta, das 12h às 18h. O órgão está localizado na Rua Brg. Rocha, 1046 – Bairro Trianon. Mais informações pelo telefone (42) 3623-8282.