Search
Close this search box.

Turma da Democracia estreia nos cinemas brasileiros

Animações de 30 segundos serão exibidas durante as sessões, em centenas de salas espalhadas pelo país. Os personagens Dino, Brasinha, Rodas, ET, Caru e Uni vão mostrar como a democracia se revela em ações do dia a dia

Turma da Democracia – Foto: TSE

Com informações do TSE

A Turma da Democracia estreia nesta quinta-feira (19) nos cinemas brasileiros, em várias animações de 30 segundos cada, que serão exibidas durante as sessões. Os personagens Dino, Brasinha, Rodas, ET, Caru e Uni vão mostrar como a democracia se revela em ações do dia a dia. A Turma é resultado de uma iniciativa da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Constituída de personagens divertidos e parcialmente humanizados, a Turma da Democracia busca estimular a conscientização dos cidadãos sobre a democracia e acerca do papel de cada um em uma sociedade democrática. Suas mensagens também despertam a atenção do público para os inimigos da democracia, como a desinformação, a falta de representatividade e o desrespeito às diferenças.

A assessora-chefe de Comunicação do TSE, Ana Cristina Rosa, lembra que a Turma da Democracia já atua ativamente em vários conteúdos disponibilizados pelo TSE em suas páginas no YouTube, no Facebook, no Twitter e no Instagram. Segundo ela, “a chegada da Turma aos cinemas é mais uma iniciativa de Comunicação da Justiça Eleitoral para sensibilizar os cidadãos sobre a importância da democracia em todos os aspectos da vida”.

As animações serão exibidas até o dia 25 de dezembro, em 1.062 salas de cinemas espalhadas pelo país. Além disso, os filmetes também serão distribuídos para divulgação aos 48 parceiros do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, instituído pela Presidência do TSE em agosto deste ano.

Sobre a Turma

A Turma da Democracia foi apresentada pelo TSE durante a mobilização realizada pela Corte Eleitoral nas redes sociais em alusão ao Dia Internacional da Democracia, celebrado mundialmente em 15 de setembro.  Em quatro dias, a ação atingiu mais de 11,5 milhões de pessoas apenas nos perfis do Tribunal. Considerando o engajamento dos parceiros, o alcance foi muito superior: apenas no Twitter, foram cerca de 30,2 milhões de internautas usando a hashtag #DemocraciaTodoDia, de acordo com relatório da ferramenta gratuita Talkwalker.

Leia Também