Com informações da Agência Brasil
O Wikilegis é uma das ferramentas disponíveis no portal e-democracia, que foi criado pela Câmara dos Deputados com o objetivo de ampliar a participação da sociedade no processo legislativo, além de aproximar os cidadãos de seus representantes por meio da interação digital.
A iniciativa partiu do LABHacker, que é o laboratório de inovação cidadã da Câmara dos Deputados. Ele atua em três temas: transparência, participação e cidadania, com projetos colaborativos e experimentais.
O laboratório também tem como objetivo, articular uma rede entre parlamentares, servidores públicos, hackers cívicos e sociedade civil, contribuindo para a cultura da transparência e da participação social por meio da gestão de dados públicos.
Em sua versão inicial, lançada em 2013, os usuários do Wikilegis reescreviam os trechos da proposta caso quisessem sugerir alterações. Em atualização recente a plataforma passou a aceitar comentários, que podem ser atribuídos a cada artigo do projeto de lei ou sobre todo o texto.
Para evitar os comentários repetidos, é possível apenas apoiar propostas ou opiniões através de um “like”. Dessa maneira tanto o entendimento das posições dos participantes (se apoiam ou rejeitam uma parte de um projeto de lei) quanto a tradução dessas em redação para as leis e os pareceres, são facilitados.
O recurso, contudo, não estará disponível para todos os projetos de lei. Ele será aplicado somente àquelas matérias cujos autores ou relatores colocarem voluntariamente para esta forma de participação.