Search
Close this search box.

Denúncia: Comissionados da Prefeitura de Guarapuava são convocados a fazer campanha eleitoral

A articulação estaria ocorrendo através de um grupo de WhatsApp, criado pela Secretária Municipal de Obras

Foto: Divulgação/Secom de Guarapuava

02/09/2024 – 16:40:44

Redação

Uma denúncia encaminhada ao iPolítica revela uma suposta mobilização de funcionários comissionados da Prefeitura de Guarapuava para atuar na campanha de reeleição do prefeito Celso Góes. A articulação estaria ocorrendo através de um grupo de WhatsApp, criado pela Secretária Municipal de Obras, Jacqueline Satiko, que conta com mais de 100 integrantes. Entre os membros, estão diretores, chefes de divisão, comissionados e servidores gratificados, todos ocupantes de cargos de confiança da atual gestão.

A convocação enviada no grupo é clara: a participação voluntária na campanha eleitoral do prefeito Celso Góes. No entanto, algumas mensagens determinam a participação de diretores e comissionados como “indispensável”, o que tensiona o caráter voluntário da adesão. Embora as mensagens ressaltem que aqueles que não se sentirem à vontade podem sair do grupo, a situação levanta suspeitas de possível pressão sobre os servidores em cargos de confiança.

Apesar de não configurar ilegalidade ou crime eleitoral, uma vez que os servidores são livres para apoiar qualquer campanha, o caso pode ser interpretado como uma tentativa de mobilização da máquina pública. Isso porque os envolvidos são funcionários em cargos de confiança, que podem se sentir intimidados a participar, mesmo sendo descrito como voluntário.

Ainda foi informado no grupo de WhatsApp que as ações de campanha, incluindo mobilizações online, não serão realizadas durante o horário de expediente.

Leia Também