04/09/2024 – 09:13:09
Com informações de assessoria e revisão de redação
Os candidatos à Prefeitura de Guarapuava, Dr. Antenor e Antonio Araújo, apresentaram um plano forte para transformar a saúde pública do município nos primeiros 100 dias de governo. Especialistas na área, as propostas da dupla de médicos incluem a ampliação do atendimento, a modernização da infraestrutura e a humanização do cuidado à população, com o objetivo de elevar os padrões de eficiência e qualidade no serviço público de saúde.
“Vamos transformar Guarapuava em referência nacional em saúde pública em apenas 100 dias. O que estamos propondo não são apenas promessas, mas ações concretas e realistas que atendem às reais necessidades de toda nossa gente”, afirmou Dr. Antenor, destacando seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população.
PAI 24h
Entre as principais medidas, os candidatos anunciaram a criação do PAI 24h (Pronto Atendimento Infantil), que garantirá atendimento pediátrico dia e noite. “Não podemos mais aceitar que as mães e pais guarapuavanos enfrentem longas filas e dificuldades para conseguir atendimento para seus filhos. Com o PAI 24h, teremos pediatras disponíveis a qualquer hora, trazendo alívio e segurança para as famílias”, reforçou o candidato.
Pronto Atendimento
Outra proposta é a construção de uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na região norte da cidade, ampliando a cobertura de urgência e emergência na cidade. Além disso, Dr. Antenor destacou a reforma e ampliação da Unidade do Morro Alto, que passará a funcionar 24h para casos de urgência e emergência. “Precisamos expandir a capacidade de atendimento emergencial em Guarapuava. Guarapuava terá mais uma UPA e a reforma da unidade do Morro Alto é uma prioridade para garantirmos serviços de qualidade a todos e todas dessa outra região populosa da cidade”, acrescentou Dr. Antenor.
Ao lado de Dr. Antenor, o candidato a vice-prefeito, Antonio Araújo enfatizou a importância do plano elaborado para garantir saúde acessível e eficaz. “Trabalhamos juntos nesse projeto com muito cuidado e temos um foco claro: levar saúde de qualidade para todos os cantos de Guarapuava. Pensando sempre na expansão das nossas unidades de saúde, com mais médicos e horários ampliados, vamos atender as pessoas mais rápido e com maior eficiência”, declarou Antonio.
Mais médicos
Dr. Antenor propõe a ampliação do programa federal Mais Médicos em Guarapuava, com o objetivo de fortalecer o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ampliar o acesso da população a profissionais de saúde. A medida inclui a expansão do quadro de médicos e a extensão dos horários de funcionamento das UBS, visando atender à crescente demanda por serviços de saúde. “A ampliação do programa é fundamental para garantir um atendimento eficiente e humanizado, permitindo que a população tenha acesso contínuo e de qualidade aos serviços de saúde”, afirmou o candidato.
Casa da Mãe Gestante
Outro destaque do plano é a criação da Casa da Mãe Gestante Guarapuavana, um centro de referência para pré-natal e parto humanizado. “Vamos oferecer um espaço onde as gestantes de Guarapuava tenham um acompanhamento completo e humanizado. Queremos que as mães e bebês recebam o melhor cuidado possível, desde o início da gestação até o nascimento”, afirmou Antonio Araújo, médico especializado em saúde da mulher.
Comunidades
Para fortalecer o atendimento nas comunidades, o plano prevê a reorganização dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e a ampliação do número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Saúde na porta de casa é o nosso lema. Vamos reorganizar e ampliar o atendimento domiciliar, levando mais profissionais até as casas das famílias, especialmente nas áreas mais vulneráveis”, garantiu Dr. Antenor.
TEA
Outro ponto importante é a criação da Casa do Autista, vinculada ao Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Oeste do Paraná), que oferecerá apoio especializado às famílias de pessoas com transtorno do espectro autista. “Este será um centro de referência, onde as famílias terão suporte contínuo e especializado. Vamos transformar o atendimento ao autismo em Guarapuava”, garantiu Dr. Antenor.
Experiência
Com uma trajetória consolidada como médicos, Dr. Antenor e Antonio Araújo acreditam que suas experiências na área da saúde, principalmente no SUS, serão fundamentais para implementar essas mudanças. “Conhecemos de perto as necessidades da saúde e estamos prontos para fazer Guarapuava mudar. Nossa meta é clara: transformar a cidade em um modelo nacional de saúde pública”, concluiu Dr. Antenor.