Geral

Prof.ª Bia apresenta projeto em evento nacional da Fundação Ulysses Guimarães

Proposta, chamada Médico na Escola, é uma política pública que tem por objetivo aumentar o atendimento médico na rede municipal de saúde

Foto: Divulgação/MDB

23/05/2022 – 11:58:55

Redação

Na última sexta-feira (20), a vereadora Prof.ª Bia (MDB) esteve em Campinas (SP) para apresentar um projeto desenvolvido durante o curso “Movimento Escola de Líderes”, que foi oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães com o objetivo de auxiliar no planejamento de ações para desenvolver suas habilidades com eficiência, integridade e responsabilidade com o coletivo durante o mandato.

“Esse evento, em Campinas, foi a fase presencial do curso de Formação de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães que está sendo desenvolvido há meses. Foram selecionados alguns participantes de cada estado para a fase presencial e fiquei muito feliz por estar nessa seleção junto com outros seis participantes do Paraná”, explicou Prof.ª Bia.

Ao fim do curso, os participantes deveriam apresentar uma proposta de política pública que pudesse ser implementada de forma efetiva. Pensando nos problemas na área da saúde do próprio município, a vereadora criou a proposta “Médico na Escola”.

“A nossa proposta foi uma política pública voltada para a Saúde, denominada de Médico na Escola, que está baseado na Estratégia de Saúde da Família. Consiste na ampliação da atenção básica para além do espaço das UBS. Seria a inserção de uma equipe multiprofissional dentro das escolas”, disse a vereadora.

A proposta foi bem recebida pelos demais participantes, que entenderam que a proposta é viável e pode ser implementada em um plano de governo. No entanto, a vereadora indica que é uma política que deve ser trabalhada a longo prazo e precisa do comprometimento dos governantes para sua aplicabilidade.

“A curto prazo seria um pouco mais difícil, pois estamos falando de um aumento de pessoal em campos como a pediatria, nutrição, odontologia e psicologia; seria uma grande alteração no quadro funcional. Entretanto, a longo prazo eu creio que é perfeitamente possível aplicar aqui em Guarapuava. Essa foi uma das estratégias que pensamos desde o começo para resolver uma parte dos problemas com a saúde: foco na atenção básica e prevenção”, declarou Prof.ª Bia.

Além de apresentar sua proposta, a vereadora também teve a oportunidade de conhecer outras iniciativas, que também podem ser interessantes para Guarapuava.

“O maior benefício [desse evento] foi a troca de experiências, conhecer gestores de outras cidades, realidades diferentes e compartilhar ideias e isso fortalece o mandato em muitos campos, principalmente na direção que se pode tomar com nossas políticas públicas; conheci muitos projetos importantes e que podem ser implantados aqui. Assim que fizermos a readequação de alguns, certamente iremos apresentar ao Executivo”, garantiu Prof.ª Bia.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...