Geral

Vice-presidente da Acig recebe diploma Mulher Cidadã de Guarapuava

Solenidade foi realizada na noite desta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava

Foto: Divulgação/Acig

13/03/2020 – 16:53:40

A empresária Maria Inês Guiné, que, na atual gestão, dentro do associativismo, exerce as funções de vice-presidente da Acig e presidente da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro-Oeste do Paraná) recebeu o Diploma Mulher Cidadã na noite desta quinta-feira (12), na solenidade especial da Câmara Municipal de Vereadores de Guarapuava.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, o mês de março é marcado na Câmara, desde 2002, pela entrega do Diploma Mulher Cidadã às mulheres que prestam relevantes serviços em prol das comunidades e da cidade. A ação anual é decorrente do Projeto de Resolução nº02/2002, de autoria da vereadora Maria José Mandu Ribeiro Ribas, em parceria com a ex-vereadora Maria Madalena Nerone.

“A motivação para criar o Mulher Cidadã foi que, antes de 2002, a Câmara, que é a casa do povo, não tinha nenhuma menção ao Dia Internacional da Mulher. Nós iniciamos com cinco homenageadas, mas, com o passar dos anos, o projeto sofreu algumas emendas, hoje podendo chegar a quinze mulheres por edição”, explica a vereadora Maria José.

Educação, saúde, serviço social, voluntariado… Ao longo destes anos, mulheres que atuam nas mais diversas áreas tiveram seus trabalhos reconhecidos. Como funciona a indicação das homenageadas? As entidades locais (governamentais e não governamentais) encaminham suas sugestões para a Câmara, para que a seleção seja mais imparcial e justa.

“Nós enviamos uma correspondência no final de cada ano para mais de 100 entidades cadastradas, que, caso queiram, devem indicar homenageadas até 15 de janeiro. Não necessariamente precisa ser uma mulher que atua dentro da entidade, mas, geralmente eles indicam, porque acompanham o trabalho dessas mulheres no dia a dia”, conta a vereadora.

Classe empresarial representada no Mulher Cidadã

Após algumas edições sem contar com uma representante do sistema associativista da classe empresarial, este ano, a vice-presidente da Acig e presidente da Cacicopar, Maria Inês Guiné, recebeu a honraria, em homenagem ao seu trabalho, e em nome das mulheres empresárias de Guarapuava e região.

A história de Guiné dentro do associativismo começou há quase duas décadas. Antes de ocupar os atuais cargos de liderança, dentro da Acig contribuiu para fundar o Conselho da Mulher Empresária e atuou como Diretora de Eventos da Acig em duas oportunidades. Já na Cacicopar iniciou o voluntariado há sete anos, onde ocupou anteriormente as cadeiras de Diretora de Eventos e Vice-presidente. Em nível estadual, é uma das representantes da região de Guarapuava no Conselho de Administração da Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná).

“O diploma Mulher Cidadã é uma grande responsabilidade, porque sei que centenas de outras mulheres, muitas com histórias incríveis, poderiam estar recebendo esta honraria, então recebo em nome destas que ainda não foram oportunizadas. Além disso, o diploma significa anos de dedicação e seriedade na vida profissional e comunitária. Para mim sempre foi muito claro que é fundamental buscar o desenvolvimento da comunidade através da união e do voluntariado”, afirma a empresária Maria Inês Guiné.

O diploma Mulher Cidadã está em sua 18ª edição, e segue mantendo grande credibilidade e valor para Guarapuava. A Acig enxerga com grande importância o reconhecimento da mulher empresária na cerimônia, porque elas são fortes integrantes da classe produtiva local, contribuindo diariamente com o desenvolvimento de Guarapuava e região, através da geração de emprego e renda.

“A mulher empresária tem muitas competências e tem demonstrado seu valor e reconhecimento nas múltiplas funções que abraça no dia a dia, conquistando seu merecido lugar de destaque. Agradeço imensamente à Acig pela indicação, e, em nome do associativismo que me move, prometo me empenhar ainda mais para honrar esta importante indicação”, finaliza a vice-presidente da Acig.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...