Guarapuava

“A luta em Guarapuava sempre foi difícil”, diz Dr. Antenor

Petista lamenta a forte presença do sistema coronelista no município e fala sobre a necessidade da participação efetiva da população na construção da política

Foto: Divulgação/Assessoria

21/10/2021 – 11:02:17

Redação

Nos últimos 30 anos, o município de Guarapuava teve apenas quatro prefeitos em cerca de oito eleições municipais realizadas: Fernando Ribas Carli, Cesar Franco, Vitor Hugo Burko e Cesar Silvestri Filho. Sendo que Carli e Silvestri fazem parte do trio de famílias tradicionais, junto aos Mattos Leão, identificadas pela pesquisadora Solange Fiúza em um estudo que buscava compreender as relações de poder no município. Em sua tese, a pesquisadora indicava que as três famílias “dominam o poder político local na atualidade”.

“Esse sistema, mantido por centenas de cargos comissionados, campanhas vultuosas, financiamentos empresariais, troca de favores, campanhas de ódio, desinformação e Fake News, garantem a esse sistema uma barreira intransponível, excluindo o contraponto e a possibilidade de uma gestão popular”, disse Dr. Antenor (PT), relacionando este sistema com o antigo “coronelismo”.

Neste sistema, praticado durante a Primeira República, o coronel, figura que detinha um grande poder econômico, obrigava seus subalternos a apoiar determinados candidatos em troca de favores políticos. A prática, tecnicamente, foi eliminada com a Velha República. Entretanto, sistemas similares continuam fazendo parte da política atual.

“Esse negócio de família precisa acabar, nós não estamos mais nos tempos do coronelismo. Política não é carreira, não é empresa e não deve servir jamais aos interesses pessoais, familiares ou corporativos. Política é uma ferramenta de transformação social, através dela o cidadão pode exercer um serviço público temporário, que deve corrigir as desigualdades, promover o desenvolvimento e oportunidades para quem precisa”, enfatizou Dr. Antenor.

Segundo colocado na última disputa eleitoral pela Prefeitura Municipal, o médico acredita que o atraso no desenvolvimento econômico do município está diretamente ligado à alternância de poder entre as famílias tradicionais.

“Nosso município sofre há muito tempo, emprego e renda se tornaram alegorias por aqui, industrialização só acontece em outros municípios como Ponta Grossa, Londrina e Maringá, infelizmente nosso povo sofre por essa condução desastrosa que vivenciamos”, desabafou o médico.

Possível pré-candidato do partido para as próximas eleições, Dr. Antenor afirma que “a luta em Guarapuava sempre foi difícil, mas acredito que quem nos representa precisa estar no meio da população e das comunidades mais necessitadas, ouvindo, participando e levando nossas demandas para as esferas estadual e federal”.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Prof.ª Bia acompanha distribuição de kits de higiene para mulheres do Residencial 2000

Guarapuava

Prof.ª Bia acompanha distribuição de kits de higiene para mulheres do Residencial 2000

03/12/2021 – 16:58:53 Redação Nesta sexta-feira (03), a vereadora Prof.ª Bia (MDB) acompanhou o Movimento de...

Cris Wainer realiza plenária para apresentar balanço do primeiro ano de mandato

Guarapuava

Cris Wainer realiza plenária para apresentar balanço do primeiro ano de mandato

03/12/2021 – 16:45:03 Redação A vereadora Cris Wainer (PT), irá realizar a primeira plenária de seu mandato...

PT realiza Plenária Regional em Guarapuava nesta sexta-feira (03)

Guarapuava

PT realiza Plenária Regional em Guarapuava nesta sexta-feira (03)

03/12/2021 – 13:52:03 Redação Nesta sexta-feira (03), a partir das 20h, o PT (Partido dos Trabalhadores) irá...

Publicado decreto que regulamenta o Auxílio Gás

Brasil

Publicado decreto que regulamenta o Auxílio Gás

03/12/2021 – 11:10:16 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O decreto que regulamenta...

Senado aprova Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família

Brasil

Senado aprova Auxílio Brasil, programa social que substitui o Bolsa Família

03/12/2021 – 08:44:12 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Em votação simbólica, o...

Na Alep, CCJ aprova admissibilidade da PEC do espanhol

Paraná

Na Alep, CCJ aprova admissibilidade da PEC do espanhol

02/12/2021 – 18:30:09 Com informações de Dircom Alep e revisão de redação A CCJ (Comissão de Constituição...