Search
Close this search box.

Ainda não há previsão para o início de funcionamento do Aeroporto

A Prefeitura de Guarapuava informou que o projeto está em fase final, mas não comunicou o prazo para a conclusão das obras

Aeroporto de Guarapuava (Foto: Secom)

O Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria, em Guarapuava, ainda não pode operar voos. O principal impasse para o funcionamento são as obras, até o momento, inacabadas. A vistoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é necessária para que aconteça a viabilização de operações, no entanto, só pode ser feita após o término das construções e adequações do local. A Prefeitura de Guarapuava informou ao iPolítica, por meio de nota, que o projeto está em fase final, mas não comunicou o prazo para a conclusão das obras.

Em dezembro de 2018, o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) já havia anunciado que o processo que dá início à vistoria e homologação foi protocolado na Anac e que as obras estavam praticamente prontas. As informações foram divulgadas no dia 5 de dezembro do ano passado – Clique aqui e confira.

A Prefeitura de Guarapuava anunciou que na próxima quarta-feira (14), o prefeito, com a presença de técnicos da Azul (companhia que deve operar na cidade), vai fazer uma coletiva de imprensa, com horário a ser confirmado, sobre o estágio das obras e demais informações que envolvem o funcionamento do Aeroporto.

Liberação da Anac

Nesta terça-feira (6), a Anac, por meio de nota, afirmou ao iPolítica que para viabilizar voos em Guarapuava, é necessário que o operador do aeródromo (infraestrutura destinada à aterragem, à decolagem e à movimentação de aeronaves) do Aeroporto da cidade obtenha a Certificação Operacional de Aeroportos – Clique aqui e confira.

Na manhã desta quinta-feira (8), em novo contato, a Agência confirmou que o operador ainda não iniciou o processo de certificação. Sobre o tempo de duração desse procedimento, a Anac avisou que não é possível indicar um prazo de conclusão, pois o operador precisará cumprir com os requisitos previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 139.

Voe Paraná

Nesta quarta-feira (7), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), informou a participação de Guarapuava no Programa Voe Paraná, que irá oferecer rota de voos domésticos da companhia aérea Gol, com destino a Curitiba. A 1ª fase do programa foi lançada no aeroporto Bacacheri, na capital.

Inicialmente a previsão era de que Guarapuava integrasse apenas a 2ª fase da operação, informação que havia sido confirmada pelo próprio Governo do Estado. Com a mudança, Guarapuava e os municípios de Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória, Apucarana e Guaíra serão beneficiados já nesta primeira fase do Voe Paraná. Além da Gol, o município já tem a confirmação de funcionamento da companhia aérea Azul, que deverá ter voos para Campinas-SP.

Leia Também