Guarapuava

Ainda não há previsão para o início de funcionamento do Aeroporto

A Prefeitura de Guarapuava informou que o projeto está em fase final, mas não comunicou o prazo para a conclusão das obras

Aeroporto de Guarapuava (Foto: Secom)

O Aeroporto Tancredo Thomaz de Faria, em Guarapuava, ainda não pode operar voos. O principal impasse para o funcionamento são as obras, até o momento, inacabadas. A vistoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), é necessária para que aconteça a viabilização de operações, no entanto, só pode ser feita após o término das construções e adequações do local. A Prefeitura de Guarapuava informou ao iPolítica, por meio de nota, que o projeto está em fase final, mas não comunicou o prazo para a conclusão das obras.

Em dezembro de 2018, o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) já havia anunciado que o processo que dá início à vistoria e homologação foi protocolado na Anac e que as obras estavam praticamente prontas. As informações foram divulgadas no dia 5 de dezembro do ano passado – Clique aqui e confira.

A Prefeitura de Guarapuava anunciou que na próxima quarta-feira (14), o prefeito, com a presença de técnicos da Azul (companhia que deve operar na cidade), vai fazer uma coletiva de imprensa, com horário a ser confirmado, sobre o estágio das obras e demais informações que envolvem o funcionamento do Aeroporto.

Liberação da Anac

Nesta terça-feira (6), a Anac, por meio de nota, afirmou ao iPolítica que para viabilizar voos em Guarapuava, é necessário que o operador do aeródromo (infraestrutura destinada à aterragem, à decolagem e à movimentação de aeronaves) do Aeroporto da cidade obtenha a Certificação Operacional de Aeroportos – Clique aqui e confira.

Na manhã desta quinta-feira (8), em novo contato, a Agência confirmou que o operador ainda não iniciou o processo de certificação. Sobre o tempo de duração desse procedimento, a Anac avisou que não é possível indicar um prazo de conclusão, pois o operador precisará cumprir com os requisitos previstos no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 139.

Voe Paraná

Nesta quarta-feira (7), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), informou a participação de Guarapuava no Programa Voe Paraná, que irá oferecer rota de voos domésticos da companhia aérea Gol, com destino a Curitiba. A 1ª fase do programa foi lançada no aeroporto Bacacheri, na capital.

Inicialmente a previsão era de que Guarapuava integrasse apenas a 2ª fase da operação, informação que havia sido confirmada pelo próprio Governo do Estado. Com a mudança, Guarapuava e os municípios de Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, União da Vitória, Apucarana e Guaíra serão beneficiados já nesta primeira fase do Voe Paraná. Além da Gol, o município já tem a confirmação de funcionamento da companhia aérea Azul, que deverá ter voos para Campinas-SP.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Senadores celebram novo Mais Médicos com mais incentivos

Brasil

Senadores celebram novo Mais Médicos com mais incentivos

Com informações de Agência PT e revisão de redação 20/03/2023 –    O relançamento do programa Mais...

Caixa começa a pagar Bolsa Família com adicional de R$ 150

Brasil

Caixa começa a pagar Bolsa Família com adicional de R$ 150

20/03/2023 – 11:14:29 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação A Caixa Econômica Federal...

Cris Wainer e Professora Terezinha levam demandas guarapuavanas para Brasília

Guarapuava

Cris Wainer e Professora Terezinha levam demandas guarapuavanas para Brasília

20/03/2023 – 07:05:31 Redação Na última semana, as vereadoras Cris Wainer (PT) e Professora Terezinha (PT)...

Governo retomará compras de alimentos da agricultura familiar

Brasil

Governo retomará compras de alimentos da agricultura familiar

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 19:52:38   O governo federal...

MP do salário mínimo é prorrogada por 60 dias

Brasil

MP do salário mínimo é prorrogada por 60 dias

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 17:01:12   A Medida Provisória...

Termina hoje prazo para pré-selecionados do Fies finalizarem inscrição

Geral

Termina hoje prazo para pré-selecionados do Fies finalizarem inscrição

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 17/03/2023 – 14:55:15   Os candidatos...