Guarapuava

‘Alô, vizinha (o)!’ Campanha estimula combate a violência doméstica em Guarapuava

A campanha atende a Lei Estadual 10.145/2020 que exige que os condomínios comuniquem a Polícia Militar em casos de violência doméstica, já que, por muitas vezes, moradores vizinhos não se envolvem na denúncia

Foto: Divulgação/Secom Prefeitura de Guarapuava

07/07/2020 – 18:04:59

Secom Prefeitura de Guarapuava

No mês dedicado ao combate ao feminicídio no Paraná, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com a Procuradoria da Mulher, deu início a uma ação que busca conscientizar tanto as vítimas de violência contra a mulher, quanto aqueles que estão próximos e podem ajudar, principalmente, em meio a pandemia e tempos de distanciamento social: os vizinhos. Por isso, as equipes da Secretaria convidaram moradores de condomínios residenciais e comerciais a atuarem como aliados no combate à violência doméstica. Sete edifícios e mais de 100 apartamentos já foram visitados, com distribuição de cartazes informativos mostrando como buscar ajuda.

A campanha atende a Lei Estadual 10.145/2020 que exige que os condomínios comuniquem a Polícia Militar em casos de violência doméstica, já que, por muitas vezes, moradores vizinhos não se envolvem na denúncia.

“O que nós queremos desconstruir é justamente essa visão de que nesses casos, o problema é do casal e não deve ter intervenção externa. Muito pelo contrário, a denúncia, muitas vezes, pode salvar a vida das mulheres”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Andresa do Amaral.

“Sabemos que há casos em que as pessoas, sejam vítimas ou vizinhos, não sabem como agir e por isso estamos aqui, para mostrar que em Guarapuava há um lugar de referência, uma porta de entrada para aquelas que precisam de ajuda ou denunciar. A Secretaria da Mulher é esse canal anônimo de acionamento que dará todo o amparo necessário para que as mulheres rompam o ciclo da violência”, completou a secretária.

Ao longo do mês, a ação irá percorrer cerca de 200 edifícios do município para alertar a vizinhança sobre os sinais da violência doméstica. O mapeamento dos prédios é feito através das imobiliárias e posterior contato da equipe com síndicos, porteiros ou guardas para que os informativos sejam divulgados nos condomínios. Guarapuava não registrou nenhum caso de feminicídio no primeiro quadrimestre de 2020. Entretanto, o crescimento nos registros de boletins de ocorrência, em comparação ao ano passado, revelou que as medidas de prevenção são necessárias para inibir o ciclo de violência contra as guarapuavanas.

O professor de gastronomia, Guilherme Romani, é sindico do Edifício Portugal. Para ele, iniciativas como essa podem despertar o olhar mais atento sobre o outro. “Com esse conhecimento sobre o serviço, acredito que até mesmo o agressor possa se intimidar ao ver que a vizinhança está atenta aos sinais de violência. E para a vítima, é uma rede de proteção e apoio”, destacou.

Desde 2013, o encorajamento de denúncias é articulado e estimulado pela Secretaria. Segundo Andresa, saber como ajudar contribui significativamente para salvar uma vida. “Essa ajuda pode vir com ações sutis como ao mostrar-se presente, perguntar à vizinha como ela está. Às vezes, contatos corriqueiros, como pedir algo emprestado, por exemplo, pode criar um momento de abertura para oferecer ajuda”, ponderou a secretária.

Serviço

Neste período de distanciamento social, o CRAM atende presencialmente os casos de maior risco, das 13h às 17h, porém tem feito orientações jurídicas e atendimentos/encaminhamentos sociais, e ainda atendimento psicológico via telefone, das 8h às 17h. A Delegacia da Mulher está atendendo, das 14h às 17h, e o Poder Judiciário tem expedido as Medidas Protetivas em 24 horas.

Demais atendimentos e dúvidas podem ser tiradas no CRAM pelo telefone (42) 98405-6206. Em caso de emergências, também estão disponíveis os números 190, da Polícia Militar e 180, da Delegacia da Mulher.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Com injeção na economia, Bolsa Família vai tirar 3 milhões da extrema pobreza

Brasil

Com injeção na economia, Bolsa Família vai tirar 3 milhões da extrema pobreza

Com informações de Agência PT e revisão de redação 27/03/2023 – 19:58:42   Pouco tempo após a volta...

Emendas da oposição corrigem erros da reforma administrativa e protegem interesse público

Paraná

Emendas da oposição corrigem erros da reforma administrativa e protegem interesse público

Com informações de PT na Alep e revisão de redação 27/03/2023 – 16:54:16   Os deputados de oposição...

Previsão do mercado financeiro para inflação cai para 5,93%

Brasil

Previsão do mercado financeiro para inflação cai para 5,93%

Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 27/03/2023 – 14:49:21   A previsão do mercado...

No cargo de secretária municipal, Janaína Naumann vai para os EUA representando conselho de biomedicina

Guarapuava

No cargo de secretária municipal, Janaína Naumann vai para os EUA representando conselho de biomedicina

27/03/2023 – 10:46:00 Redação Na última semana, o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina) enviou uma...

MPPR abre Inquérito Civil para investigar viagem de Celso Góes a resort de Santa Catarina

Guarapuava

MPPR abre Inquérito Civil para investigar viagem de Celso Góes a resort de Santa Catarina

27/03/2023 – 08:14:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), através da 7ª Promotoria de Justiça...

Em Guarapuava, Requião Filho propõe audiência pública sobre Hospital Regional

Guarapuava

Em Guarapuava, Requião Filho propõe audiência pública sobre Hospital Regional

24/03/2023 – 19:01:59 Redação Na tarde desta sexta-feira (24) o deputado estadual Requião Filho (PT) esteve em...