Foto: Divulgação/Ascom Câmara Municipal
22/11/2022 – 08:33:18
Redação
Foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (21) o requerimento da vereadora Prof.ª Bia (MDB) que pede à Prefeitura Municipal providências sobre a possível contaminação da água da fonte do Bairro dos Estados, localizada na Av. Moacir Júlio Sivestri.
“Esse é um assunto que está chegando até o nosso gabinete através dos moradores do Bairro dos Estados e existe uma grande preocupação. Com essa falta de água, que ocorreu algumas semanas atrás, a população está indo buscar água para consumo próprio nessa fonte. Alguns biólogos também estiveram visitando a gente aqui no gabinete para questionar sobre a qualidade dessa água”, explicou Prof.ª Bia ao pedir que os demais vereadores aprovassem o pedido.
A fonte é amplamente conhecida pelos guarapuavanos, que costumam utilizar a água do local para lavar seus veículos. Mas como informou Prof.ª Bia, muitas vezes, a falta de água leva a população a recorrer aquela fonte e utilizar a água para consumo próprio, na preparação de alimentos ou até mesmo para tomar banho.
“A origem das águas dessas fontes elas podem ser de lagos, riachos, rios, lagoas ou lençóis freáticos. No caso da fonte do Bairro dos Estados a origem é um lençol freático. Aí é que vem a preocupação, o lençol freático ele não é dividido por bairros, ruas, não possui um enquadramento no zoneamento da cidade, ele está espalhado pelo terreno conforme a formação geológica e as alterações no relevo que foram acontecendo com o passar do tempo”, esclareceu a vereadora.
Um ponto de grande preocupação, segundo Prof.ª Bia, é o fato desse lençol freático também estar presente no cemitério do Bairro Batel, que fica muito próximo à fonte. “Esse lençol, em especial, ele pode estar com agentes biológicos como vírus, por exemplo, uma vez que ele também está presente no subsolo do Cemitério Municipal do Bairro Batel. O que, por certo, existe ali também é a presença de necrochorume que é uma denominação para os líquidos decorrentes da decomposição de cadáveres pela fonte ser próximo ao cemitério. Então é muito preocupante o consumo que a população está fazendo dessa água que não está sendo feita análise”, disse a vereadora.
Com a aprovação do pedido por todos os vereadores e vereadoras presentes na sessão, o requerimento será enviada ao Prefeito Municipal, que deverá deliberar sobre o assunto, solicitando, ou não, a análise da água do local e outras medidas necessárias caso seja confirmada a contaminação.
“Esse pedido que fazemos nesse requerimento não é, de forma alguma, para amedrontar a população em relação a essa água, mas para chamar a atenção da Secretaria de Meio Ambiente, e da própria Sanepar, que devem ser feitas análises nesse local e providências tem que ser tomadas para evitar a contaminação das pessoas”, finalizou Prof.ª Bia.