Guarapuava

Aprovado requerimento que pede análise em água de fonte no Bairro dos Estados

Documento será enviado ao Prefeito Municipal, que deverá deliberar sobre a solicitação

Foto: Divulgação/Ascom Câmara Municipal

22/11/2022 – 08:33:18

Redação

Foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira (21) o requerimento da vereadora Prof.ª Bia (MDB) que pede à Prefeitura Municipal providências sobre a possível contaminação da água da fonte do Bairro dos Estados, localizada na Av. Moacir Júlio Sivestri.

“Esse é um assunto que está chegando até o nosso gabinete através dos moradores do Bairro dos Estados e existe uma grande preocupação. Com essa falta de água, que ocorreu algumas semanas atrás, a população está indo buscar água para consumo próprio nessa fonte. Alguns biólogos também estiveram visitando a gente aqui no gabinete para questionar sobre a qualidade dessa água”, explicou Prof.ª Bia ao pedir que os demais vereadores aprovassem o pedido.

A fonte é amplamente conhecida pelos guarapuavanos, que costumam utilizar a água do local para lavar seus veículos. Mas como informou Prof.ª Bia, muitas vezes, a falta de água leva a população a recorrer aquela fonte e utilizar a água para consumo próprio, na preparação de alimentos ou até mesmo para tomar banho.

“A origem das águas dessas fontes elas podem ser de lagos, riachos, rios, lagoas ou lençóis freáticos. No caso da fonte do Bairro dos Estados a origem é um lençol freático. Aí é que vem a preocupação, o lençol freático ele não é dividido por bairros, ruas, não possui um enquadramento no zoneamento da cidade, ele está espalhado pelo terreno conforme a formação geológica e as alterações no relevo que foram acontecendo com o passar do tempo”, esclareceu a vereadora.

Um ponto de grande preocupação, segundo Prof.ª Bia, é o fato desse lençol freático também estar presente no cemitério do Bairro Batel, que fica muito próximo à fonte. “Esse lençol, em especial, ele pode estar com agentes biológicos como vírus, por exemplo, uma vez que ele também está presente no subsolo do Cemitério Municipal do Bairro Batel. O que, por certo, existe ali também é a presença de necrochorume que é uma denominação para os líquidos decorrentes da decomposição de cadáveres pela fonte ser próximo ao cemitério. Então é muito preocupante o consumo que a população está fazendo dessa água que não está sendo feita análise”, disse a vereadora.

Com a aprovação do pedido por todos os vereadores e vereadoras presentes na sessão, o requerimento será enviada ao Prefeito Municipal, que deverá deliberar sobre o assunto, solicitando, ou não, a análise da água do local e outras medidas necessárias caso seja confirmada a contaminação.

“Esse pedido que fazemos nesse requerimento não é, de forma alguma, para amedrontar a população em relação a essa água, mas para chamar a atenção da Secretaria de Meio Ambiente, e da própria Sanepar, que devem ser feitas análises nesse local e providências tem que ser tomadas para evitar a contaminação das pessoas”, finalizou Prof.ª Bia.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

Brasil

Gabinete de Transição instala Conselho de Participação Social

30/11/2022 – 17:59:01 Com informações de Agência PT e revisão de redação A Coordenadora de Articulação...

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

Brasil

Senado aprova regulamentação da telessaúde no Brasil

30/11/2022 – 14:59:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O Senado aprovou nesta...

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

Guarapuava

Prefeitura de Guarapuava divulga ensalamento do PSS para estagiários

30/11/2022 – 12:17:13 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

Guarapuava

Lei Orçamentária Anual já recebeu 22 emendas de vereadoras e vereadores

30/11/2022 – 11:04:51 Redação A LOA (Lei Orçamentária Anual), lei que estabelece como será empregado o...

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

Guarapuava

MPPR cobra instauração de procedimento para cassar mandato de Celso Costa

30/11/2022 – 08:54:01 Redação O MPPR (Ministério Público do Paraná), em ofício enviado à Câmara Municipal...

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

Paraná

Deslizamento de terra na BR-376 soterra carros e caminhões

29/11/2022 – 18:24:13 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Um deslizamento de terra na...