Foto: Alexandre Pessoa
No dia 31 de julho, em Audiência Pública, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) discute sobre a mobilidade urbana local. A discussão ocorre ás 19h, na Câmara Municipal de Guarapuava.
O debate representa a 2ª etapa do Plano de Mobilidade Urbana, que apresenta o diagnóstico feito pela empresa Urbtec, em alguns pontos da cidade. As pesquisas já realizadas, desde fevereiro deste ano, atuaram na classificação viária da frota e sobre o transporte coletivo. O objetivo é proporcionar além de infraestrutura e sistemas de transporte, uma consciência ambiental, com utilização correta dos recursos do planejamento urbano, e melhora da qualidade de vida da população.
O Plano de Mobilidade é o instrumento de efetivação da Política Nacional de Mobilidade Urbana Lei Federal (12.587/2012), que objetiva integrar o planejamento urbano, transporte e trânsito, observando os princípios de inclusão social e da sustentabilidade ambiental. O preceito é priorizar o transporte coletivo e não motorizado nos deslocamentos. Os Municípios acima de 20.000 (vinte mil) habitantes, na forma da lei, devem elaborar o Plano integrado e compatível com os respectivos planos diretores.
As etapas do desenvolvimento urbano abordam o plano de comunicação, relatório de diagnóstico, relatório de prognóstico, plano diretor de mobilidade urbana, plano de implantação, gestão e monitoramento e relatório final. As ações têm previsão de finalização em oito meses, e são realizadas pelas secretarias municipais de Trânsito e Transportes e de Habitação e Urbanismo.
– Audiência Pública Plano de Mobilidade Urbana
– Data: 31 de julho
– Horário: 19h
– Local: Câmara de Vereadores de Guarapuava