Guarapuava

Câmara Municipal aprova oito matérias nesta semana

Acompanhe os detalhes de cada proposta

Foto: Divulgação/Câmara

Os vereadores de Guarapuava conduziram duas sessões ordinárias nesta semana, realizadas segunda-feira (16) e terça-feira (17). Oito matérias foram discutidas e votadas durante os dias, além de outras atividades que envolvem os parlamentares.

Na sessão de segunda, três documentos foram aprovados.  Já na terça, dois Requerimentos e três Projetos de Lei passaram por discussões e aprovações.

A seguir, confira mais detalhes de cada matéria discutida nesta semana, na Câmara Municipal.

Adoção de espaços públicos

Na sessão de segunda-feira (16), os vereadores aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária (E) nº 37 de 2019, de autoria do(a) Chefe do Poder Executivo. O PL autoriza o próprio a instituir o Programa de Adoção de Espaços Esportivos, de Recreação e Playground, mediante publicidade comercial. De acordo com texto, o programa viabilizará a manutenção, ampliação e cuidado dos espaços públicos de Guarapuava, mediante a exploração publicitária. Poderão adotar esses locais, pessoas físicas, entidades da sociedade civil, associações de moradores e pessoas jurídicas legalmente constituídas no Município.

Concessão de diárias

Foi aprovado em duas sessões (primeira e segunda votação), sem emendas, o Projeto de Lei Ordinária 54/2019. A proposta altera a Lei Municipal 2691 de 2017, que estabelece os procedimentos e fixa valores para concessão de diárias para viagens, no âmbito do Poder Legislativo do Município.

De autoria da Mesa Executiva da Casa, o projeto se dá em virtude do recebimento do ofício 540/2019 – enviado pelo MPPR – Ministério Público do Paraná, por meio do GEPATRIA – Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Púbico e no Combate a Improbidade Administrativa da Região de Guarapuava, que também encaminhou um “Despacho de verificação individual”. O texto altera a forma, a quantidade e os valores de pagamentos de diárias aos vereadores.

Fundação Proteger

Projeto de Lei Ordinária (E) nº 39 de 2019, de autoria do(a) Chefe do Poder Executivo, autoriza o próprio a abrir créditos adicionais especiais, no orçamento da Fundação Proteção Especial da Juventude e Infância – Fundação Proteger, no valor de R$ 54.413,48. Trata-se de uma adequação orçamentária, para que a instituição possa receber doações de pessoas particulares e empresas. A segunda votação deste projeto deve acontecer na próxima sessão ordinária, em 23 de setembro.

Rua dos Químicos

Na terça-feira (18), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei Ordinária (L) nº 57 de 2019, de autoria do vereador Guto Klosowski (PHS). O PL denomina a Rua I, Código 19496, situada no Bairro Alto Cascavel, loteamento João Gelinski (Guarapuava-PR), de Rua dos Químicos. A segunda votação deste projeto deve acontecer na próxima sessão ordinária, em 23 de setembro.

Correios – Moção Repúdio

Com a presença de funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) e representantes do Sindicato dos Correios, o Legislativo Municipal aprovou a Moção de Repúdio, apresentada por meio do Requerimento nº 131 de 2019, de autoria da vereadora Professora Terezinha (PT).

O documento requer que seja concedida Moção Repúdio contra a intenção do Governo Federal de privatizar a empresa sem realizar os devidos debates com a população. solicita, ainda, que a moção seja inserida em ata, cientificando-se a decisão do Poder Legislativo de Guarapuava ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; à Comissão de Serviços Públicos e Cidadania da Câmara dos Deputados; ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Comunicação, Tenente-Coronel Marcos Pontes; Ministro da Economia, Paulo Guedes; ao Secretário de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, Fernando Antônio Ribeiro Soares; ao Presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Vieira Neto; à Superintendência Estadual dos Correios no Paraná, na pessoa de seu Superintendente, Sr. Paulo Cezar Kremer dos Santos e ao Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná.

A iniciativa foi protocolada pela vereadora Professora Terezinha, mas deve ser assinada por todos os vereadores da Casa e contar com o apoio de instituições como a Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná.

Moções de aplausos e convite

Outros três requerimentos foram aprovados entre as duas sessões. O Requerimento nº 127 de 2019, de autoria do vereador Valdemar dos Santos (DEM), requer que seja concedida Moção de Aplausos e Congratulações ao casal, atletas, residentes em Entre Rios, Edson Pedro de Campos e Michelle Leal.

O Requerimento nº 129 de 2019, de autoria do vereador Germano Toledo Alves (PR), Concede Moção de Aplausos e Congratulações a Banda Jovem de Guarapuava, campeã Paranaense 2019 na categoria senior concerto.

Já o Requerimento nº 128 de 2019, de autoria do vereador Pedro Luiz Moraes (PRB), Convida à comparecer na Câmara o Sr. Arthur A. Mondin, Coordenador do GSV – Guarapuava Salvando Vidas. Prevenção ao Suicídio.

 



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Transição vê indícios de crime eleitoral de Bolsonaro por uso ilegal do CadÚnico

Brasil

Transição vê indícios de crime eleitoral de Bolsonaro por uso ilegal do CadÚnico

02/12/2022 – 13:16:16 Com informações de Agência PT e revisão de redação O Grupo de Trabalho de...

MPPR denuncia autores de assalto a transportadora em Guarapuava

Guarapuava

MPPR denuncia autores de assalto a transportadora em Guarapuava

02/12/2022 – 13:11:16 Com informações de MPPR e revisão de redação O MPPR (Ministério Público do Paraná),...

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

Guarapuava

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

02/12/2022 – 13:08:16 Blog do Observador O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania) resolveu fechar o mês...

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

Guarapuava

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

02/12/2022 – 11:42:04 Redação No fim deste mês, o presidente da Câmara Municipal, João Napoleão (PODE) se...

Afastado e denunciado pelo MPPR, Sidão Oreiko continua na folha de pagamento da Câmara Municipal

Guarapuava

Afastado e denunciado pelo MPPR, Sidão Oreiko continua na folha de pagamento da Câmara Municipal

02/12/2022 – 08:38:38 Redação Mesmo estando afastado de suas atividades na Câmara Municipal desde o início de...

Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas

Brasil

Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas

01/12/2022 – 18:39:19 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O senador Randolfe Rodrigues...