Search
Close this search box.

Câmara irá realizar audiência pública para debater a saúde no município

“Mas, pelo amor de Deus, que estejam aqui os dois deputados estaduais de Guarapuava”, cobrou o vereador Elcio Melhem

Foto: Divulgação/Ascom Câmara Municipal

10/05/2022 – 08:03:51

Redação

Na sessão desta segunda-feira (09), as vereadoras e vereadores de Guarapuava aprovaram o Requerimento 69/2022, que solicita a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para tratar das Políticas Públicas de Saúde desenvolvidas no município. O pedido foi protocolado após a constante cobrança da população para melhorias na saúde municipal, de forma geral, e a sugestão da vereadora Cris Wainer (PT) de debater o assunto em uma audiência.

“[Temos que realizar essa audiência] para que esta Casa possa estar dando respostas à população devido às demandas apresentadas na última semana em relação há problemas encontrados na área de saúde do nosso município”, disse a vereadora Cris Wainer.

Ela defendeu que após a aprovação do requerimento, que já havia recebido o apoio unanime dos vereadores, um grupo se reunisse para definir, com agilidade, a data da audiência, bem como os temas prévios a serem debatidos.

“O que a população quer são respostas efetivas. De nada adianta nós trazermos um técnico aqui, que vai ficar explanando horas e horas, e a população pouco terá acesso a, de fato, os serviços que vem cobrando. Nós precisamos debater horários de atendimento, quantidade de servidores, o Protocolo de Manchester, que é aplicado no nosso município, como que a população vê isso”, explicou a vereadora.

O vereador Elcio Melhem (PODE), cobrou a presença dos deputados estaduais eleitos pelo município, Cristina Silvestre (CDN) e Artagão de Mattos Leão Junior (PSB), na audiência pública, indicando que ambos “não vem ouvir o que a população tem a cobrar” e devem fazer parte deste diálogo.

“A situação [da saúde em Guarapuava] é premente, é caótica, mas pelo amor de Deus, que estejam aqui os dois deputados estaduais de Guarapuava. Porque eles ficam ao largo das discussões e não vem aqui ouvir o que a população tem a cobrar. Eles também são responsáveis, junto ao Governo do Estado, porque até hoje eu não vi nem um, e nem outro, levantar a voz na Assembleia Legislativa do Paraná cobrar do governador melhorias para a saúde de Guarapuava. Eu quero ver sentado ali a deputada Cristina Silvestre e o deputado Artagão de Mattos Leão e que de lambuja venha o [Rodrigo] Estacho do Turvo”, declarou Melhem.

Com a aprovação do requerimento por todos os vereadores e vereadoras, a Câmara deverá, nos próximos dias, definir a data da audiência pública, bem como informar os cidadãos para que possam comparecer ao debate.

Leia Também