Cedoc de Guarapuava participa da 7ª Semana Nacional de Arquivos

Evento promovido pelo Arquivo Nacional destacou a importância dos arquivos como territórios de vida

Foto: Eliezer Kailer

Redação

06/06/2023 – 15:06:05

 

 A Rede Paranaense de Arquivos Históricos junto a Unicentro, e outras universidades do Paraná, sediaram de maneira hibrida (online e presencial), entre os dias 3 e 9 de junho, a 7ª Semana Nacional de Arquivos, que trouxe como tema principal “Arquivos – Territórios de Vida”. O evento, organizado pelo Arquivo Nacional, contou com a presença do Centro de Documentação e Memória – Arquivo Histórico de Guarapuava (CEDOC/G), uma instituição de grande relevância para a preservação histórica da região.

Durante a Semana Nacional de Arquivos, a Profª Drª Terezinha Saldanha, coordenadora do Cedoc, participou do evento e proferiu uma palestra por meio de uma transmissão ao vivo, alcançando diferentes arquivos de todo o Brasil. Além disso, ela também se apresentou presencialmente para os alunos da Unicentro, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes.

O Arquivo Histórico de Guarapuava é conhecido por abrigar um valioso acervo documental dos séculos XIX e XX, que engloba correspondências do poder judiciário, documentos contábeis, documentos eleitorais, plantas arquitetônicas, coleção de leis do império, correspondência da prefeitura municipal, fundos individuais, fotografias, jornais, revistas e documentos das varas Cível e Criminal de Guarapuava.

Além da preservação e disponibilização desse acervo para pesquisas, o Cedoc também oferece um curso de catalogação, conservação e restauro de documentos, voltado tanto para acadêmicos quanto para a comunidade interessada em aprender sobre a importância da gestão e preservação de documentos históricos.

O horário de funcionamento do Cedoc de Guarapuava é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 pela manhã e das 13h às 17h à tarde. O local está situado na Rua Presidente Zacarias, 875, no campus da Unicentro. Para mais informações, interessados podem entrar em contato pelo telefone (42) 3621-1320.

Leia Também