Foto: Divulgação/Secom
19/02/2020 – 15:17:30
O Centro de Especialidades de Guarapuava foi inaugurado em 9 de dezembro de 2018, entretanto, desde então a unidade permanece sem atendimentos à população.
A estrutura, de 3.112 metros quadrados de área, possui mais de 20 consultórios médicos e teve um investimento estadual de R$ 13 milhões, o que também envolveu a compra de equipamentos.
Em acordo firmado com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) os municípios aceitaram o afastamento do Estado do Consórcio, porém, com a garantia de que o mesmo irá repassar R$ 500 mil ao mês para assegurar o funcionamento da estrutura.
Já a administração do Centro de Especialidades, e demais despesas, serão divididas entre os 20 municípios da região. Dessa maneira, espera-se a realização de cerca de 12 mil consultas/mês.
Além de Guarapuava, o Centro deve atender, aproximadamente, 450 mil habitantes entre os municípios de Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Turvo e Virmond.
Em nota, a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava alegou que “a previsão para o início das atividades e no segundo semestre de 2020”, entretanto, não informou a data oficial do início dos atendimentos, tão pouco o cronograma de licitações e processos seletivos de contratações, necessários para o funcionamento do Centro.