16/07/2020 – 10:17:04
Secom Prefeitura de Guarapuava
Através dessas denúncias e do trabalho de averiguação das equipes, desde 19 de junho, os agentes de fiscalização vistoriaram 500 espaços comerciais e residenciais de Guarapuava, aplicando mais de 40 multas e 30 notificações para proprietários que estavam descumprimento as medidas sanitárias em vigor na cidade.
Somente nas fiscalizações noturnas, as equipes averiguaram cerca de 70 estabelecimentos comerciais, multando 25 deles. Com relação às fiscalizações em residências, foram 10 inspeções, com três multas aplicadas. Já nas rondas de fiscalizações diurnas pelo comércio foram feitas, em média, 20 vistorias por dia, chegando a aproximadamente 420 desde o início do alerta epidemiológico, com 15 multas e 30 notificações. Os casos sem comprovação foram advertidos e orientados.
“Temos uma avaliação positiva da atuação nesse período de alerta epidemiológico porque percebemos, a cada dia que passava, uma redução no descumprimento das medidas. Notamos uma compreensão maior sobre a importância em respeitar as recomendações sanitárias para minimizarmos as chances de disseminação do novo coronavírus em Guarapuava. E justamente por conseguirmos esse efeito de conscientização é que seguiremos averiguando todas as denúncias e monitorando as medidas na cidade”, avaliou o diretor de arrecadação e fiscalização, Adão Monteiro.
Além da fiscalização dos agentes Covid, equipes da Secretaria de Esporte e Recreação também passam diariamente por parques, praças e espaços esportivos públicos e privados fiscalizando o cumprimento das medidas locais de enfrentamento à pandemia e averiguando denúncias feitas pela população.
Como denunciar
Denúncias sobre o descumprimento de medidas estabelecidas em decretos municipais devem ser feitas via Ouvidoria, de segunda a domingo, das 8h às 22h, pelo telefone 156. Após às 22h, a população pode contar com o aplicativo 190 PR, da Polícia Militar, que também atua em fiscalizações de aglomeração e cumprimento das medidas locais.
Alerta epidemiológico
Vale destacar que com a prorrogação do período de alerta epidemiológico decretado no município, a fiscalização com punições mais rigorosas para descumprimento das medidas municipais continua até 4 de agosto. Por isso, neste período, bares só poderão funcionar entre 8h e 20h. Estabelecimentos comerciais (essenciais e não essenciais) que não cumprirem as medidas de segurança poderão ser punidos com orientação, depois com multa de R$ 5 mil e até cassação de alvará de funcionamento, em caso de reincidência. Em residências ou locais particulares, a penalidade de multa de R$ 5 mil será para proprietários ou responsáveis onde esteja ocorrendo eventos que resultem em aglomeração de pessoas.