Guarapuava

Com 90% de seus pré-candidatos definidos, MDB já conta com 12 candidaturas femininas ao Legislativo Municipal

Há sete meses das eleições, sigla já está com a chapa quase completa; Fundação Ulysses Guimarães está realizando curso de mídias para filiados desde janeiro

Foto: Felipe Martins

02/03/2020 – 10:38:54

Faltam apenas três dias para o início da janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) já está com 28, de seus 32 pré-candidatos, definidos.

Ao todo, são 12 mulheres e 16 homens já confirmados para a corrida ao Legislativo Municipal. “Nós estamos surfando na onda da renovação, ainda não passamos pela janela partidária, onde podemos agregar novos membros, por esse motivo deixamos algumas vagas em aberto”, afirma João Nieckars, presidente do Diretório Municipal da sigla.

Sem confirmar a dupla que concorrerá ao Executivo Municipal, o presidente do Diretório afirma que o partido está bem preparado e estruturado para o pleito. “Nós já contratamos uma empresa para encaminhamento de estratégia pré-período eleitoral, nossa equipe jurídica está formada, as eleições para nós, do MDB, começaram a muito tempo”, destaca Nieckars.

Candidaturas femininas

A EC (Emenda Constitucional) nº 97/2017 vedou, a partir de 2020, a celebração de coligações nas eleições proporcionais para a Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Um dos principais reflexos da mudança se dará no ato do pedido de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral, especialmente porque, com o fim das coligações, cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito.

“Nós já passamos essa cota com as pré-candidaturas do MDB. Já são 12 mulheres confirmadas na disputa, e restam quatro vagas a serem preenchidas, podemos ter uma chapa com 50% das candidaturas ocupadas por mulheres no MDB”, explica João Nieckars.

Fundação Ulysses Guimarães

O MDB vem trabalhando como uma unidade em todo o Brasil, ou seja, o partido está aproximando suas células municipais, estaduais e federais para agir de maneira interligada no país.

Nesse sentido, durante este ano, a FUG (Fundação Ulysses Guimarães) está oferecendo a seus filiados uma série de cursos que tem como objetivo a preparação para o pleito e, também, para que eles possam ir a campo conversar com a sociedade.

Compreendendo o papel que as mídias sociais exercem atualmente sobre as eleições, a FUG Lab lançou um curso de treinamento digital para seus filiados, com foco na utilização das redes sociais, o intuito do projeto é preparar os seus quadros e os candidatos do MDB para enfrentarem os desafios digitais das Eleições Municipais 2020.

“É um curso extremamente importante porque permite ao pré-candidato e aos assessores o domínio de ferramentas muito simples do Facebook que permitem maior visibilidade às publicações, e também de deixar a comunicação mais clara e efetiva entre eleitor e pré-candidato”, explica João Nieckars.

O curso está percorrendo as 27 unidades da federação com treinamento presencial, aplicado por profissionais especializados em comunicação digital e política, além de contar com módulos digitais de aperfeiçoamento.

 

Patrocínio



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Governo Estadual propõe privatização de três hospitais públicos

Paraná

Governo Estadual propõe privatização de três hospitais públicos

28/11/2022 – 13:04:01 Com informações de assessoria e revisão de redação Os hospitais públicos do Paraná...

Tragédia em Aracruz: Senadores prestam solidariedade, exigem apuração e alertam para liberação de armas

Brasil

Tragédia em Aracruz: Senadores prestam solidariedade, exigem apuração e alertam para liberação de armas

28/11/2022 – 08:44:44 Com informações de Agência PT e revisão de redação Atentados nesta sexta-feira (25)...

Marcelo Castro quer votação da PEC da Transição até 10 de dezembro

Brasil

Marcelo Castro quer votação da PEC da Transição até 10 de dezembro

28/11/2022 – 08:18:30 Com informações de Agência Senado e revisão de redação Relator do Orçamento de 2023,...

Haddad diz que reforma tributária é prioridade do próximo governo

Brasil

Haddad diz que reforma tributária é prioridade do próximo governo

25/11/2022 – 18:35:46 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O ex-prefeito de São Paulo,...

Mesários têm até terça-feira (29) para justificar ausência no 2° turno

Paraná

Mesários têm até terça-feira (29) para justificar ausência no 2° turno

25/11/2022 – 16:14:28 Com informações de TRE-PR e revisão de redação Mesárias e mesários que não...

Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

Brasil

Diretor-geral da PRF vira réu por improbidade administrativa

25/11/2022 – 14:20:15 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O diretor-geral da PRF...