Foto: Divulgação/AEN
06/05/2020 – 11:15:12
Redação com informações da AEN
No último dia 14 de abril, em visita a Guarapuava, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou a entrega antecipada de uma ala do Hospital Regional, exclusiva para o atendimento de pacientes com coronavírus no município e região.
Na época, o governador destacou que a conclusão do hospital estava prevista para dezembro, mas que o Governo do Estado iria adiantar a abertura da unidade em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus, estabelecendo o prazo de até 45 dias para o início dos atendimentos.
Nesta terça-feira (05), durante sessão ordinária da Câmara Municipal, os vereadores debateram maneiras de acelerar as obras na unidade.
“Nós vemos, infelizmente, que os números de casos crescem a cada dia, então nós devemos ter um acompanhamento melhor e a garantia de que esse hospital será preparado para atender a nossa população”, afirmou a vereadora Professora Terezinha (PT).
Segundo ela, a população tem questionado os legisladores sobre como está a preparação do Hospital Regional caso seja necessário atender as pessoas devido a pandemia.
“Na última reunião que nós tivemos com a Comissão de Saúde e a Comissão de Assuntos Relevantes, conversando com o secretário de saúde, ele nos explicava que ele não tem acompanhado, e sua equipe também não tem acompanhado, o andamento das obras no Hospital Regional”, explicou a vereadora.
Ela também fez um apelo aos demais vereadores para que as lideranças estaduais fossem procuradas para intervir junto ao governo na celeridade das obras.
O presidente da Casa, João Napoleão (PODEMOS), sugeriu que, em conjunto, os vereadores fossem até o Hospital Regional, ainda nesta semana, para acompanhar o andamento das obras.
“Reforço a importância da proposta do presidente, de que façamos uma visita até o Hospital Regional, que façamos contato com as lideranças políticas e que tenhamos uma resposta, pelo menos, de que dia esse serviço estará à disposição da população. Principalmente em função da grande ocupação dos poucos leitos de UTI que nós temos disponíveis” endossou a vereadora Maria José (PODEMOS), que integra a Comissão de Saúde da Câmara.
Antecipação
A ala do Hospital Regional de Guarapuava que teve a construção antecipada para atender exclusivamente pacientes com a Covid-19, deverá ficar pronta até o fim deste mês.
Neste primeiro momento serão 30 leitos de UTI e 80 leitos de enfermaria, divididos em dois andares do hospital. A segunda fase, com finalização em dezembro, prevê outros 10 leitos de UTI e mais 40 de enfermaria. O investimento por parte do Governo do Estado é de R$ 57,3 milhões.
Após a crise, a estrutura de Guarapuava será referência para Urgência e Emergência, com perfil direcionado a ortopedia e trauma, cirurgia geral e clínica médica, beneficiando 20 municípios da região.
Em nota enviada nesta tarde ao iPolítica, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) informou que “o processo está em andamento, ainda sem data definida” para o início dos atendimentos.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Com informações de PT na Alep com revisão de redação 31/03/2023 – 20:32:23 Em pronunciamento na...
Com informações de Agência PT e revisão de redação 31/03/2023 – 16:58:08 A ministra da Saúde,...
Com informações de PT na Alep e revisão de redação 31/03/2023 – 14:58:24 A Frente Parlamentar das...
31/03/2023 – 12:31:04 Redação Na manhã desta sexta-feira (31), o deputado federal pontagrossense Aliel Machado...
31/03/2023 – 07:31:17 Redação A dança das cadeiras na Câmara Municipal de Guarapuava ganhou um novo capítulo...
30/03/2023 – 15:32:18 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A prefeitura de...