Foto: Divulgação/SISPPMUG
17/03/2020 – 15:52:53
O PL (Projeto de Lei) nº 004/2020 foi aprovado com unanimidade durante as duas votações realizadas pela Casa na manhã desta terça-feira (17). A manobra foi possível graças a quebra de interstício, solicitada pelo vereador Guto Klosowski (PODEMOS), que permite “pular” o período estipulado entre um turno e outro na votação de um projeto.
O texto, que agora segue para a sanção do prefeito, altera a tabela de progressão horizontal dos profissionais do magistério de 2% para 2,5%, com aplicação a depender do índice de gasto com folha, que deve retornar ao patamar de 51,3% da receita corrente liquida.
Segundo a vereadora Professora Terezinha (PT), “a adequação da tabela nos vencimentos dos professores e professoras foi fruto da negociação da greve que foi realizada semana passada e teve uma excelente participação”, e, apesar de não garantir o reajuste de 12,84% estabelecido pelo Governo Federal, é uma medida para que “a categoria tenha menos prejuízo”.
Coronavírus
A sessão, que foi realizada às 11h da manhã, também discutiu e expôs medidas tomadas pelo Legislativo para a prevenção ao Coronavírus.
A Casa estabeleceu um horário de funcionamento reduzido, com muitos servidores trabalhando online, como uma forma de evitar a aglomeração de pessoas.
“As sessões, segunda-feira e terça-feira, ocorrerão a partir das 11h com o mínimo de falas possíveis na tribuna para que haja uma sessão rápida, mas deliberando sobre as coisas importantes”, afirmou João Napoleão, presidente da Câmara Municipal.
O Legislativo irá funcionar apenas das 8h às 12h.
“As ações e decisões que tomamos ontem, foi uma decisão em conjunto, porque realmente a preocupação é muito grande nesta pandemia, onde seria uma inconsequência muito grande nós não nos manifestarmos e não tomarmos nenhuma atitude”, destacou Napoleão.
Transporte coletivo
Ainda durante a sessão, os vereadores Elcio Melhem (PP) e Professora Terezinha (PT), demonstraram preocupação com o transporte coletivo no município.
“Que a empresa Pérola do Oeste coloque mais ônibus para o transporte coletivo, para que não haja excesso no transporte”, solicitou Melhem ao presidente da Câmara.
Enquanto a vereadora Professora Terezinha pediu atenção à higienização dos veículos.
“No mesmo intuito do que falou o vereador Melhem, eu gostaria de incluir que fosse solicitado à Perola do Oeste que coloque funcionários devidamente orientados para fazer a higienização dos ônibus. Porque este cuidado também é importante”.