Foto: Amanda Crissi
Descaso. É assim que os moradores do bairro Boqueirão, em Guarapuava, descrevem a situação da Escola Municipal Raul Henrique Lupattelli. Sem uma estrutura adequada para as aulas de Educação Física desde sua fundação, a comunidade cansou de esperar e decidiu se mobilizar para tentar resolver o problema.
“Eu comecei a estudar nessa escola em 1997 e, naquela época, já diziam que o campinho de terra era provisório, que seria feita uma quadra. Agora 22 anos se passaram e tudo continua na mesma situação” aponta o responsável pela mobilização, Daniel Ivanski.
A página criada por ele no Facebook já soma mais de 1.300 curtidas e tem como objetivo expor os problemas enfrentados pelos alunos frente a estrutura inexistente. “Quando começamos a ação, a reivindicação era pela quadra de esportes, mas algumas mães chamaram a atenção para a questão das calçadas, então nós incluímos mais essa reivindicação, até pensando na questão da acessibilidade”, comenta o ex-aluno.
O fato é que a escola possui uma rampa de acessibilidade em sua entrada, o problema é o caminho até ela, um terreno irregular coberto com pedras britas.
Acesso à entrada da Escola Raul Henrique Lupattelli. (Foto: Amanda Crissi)
Uma questão de saúde
Outra preocupação constante de pais, como a Brenda Scheluchnhak, é a saúde e o bem-estar dos filhos. “É decadente. Como eles vão ter um desenvolvimento da coordenação motora? Ou até mesmo o desenvolvimento da sociabilidade? Porque muitas vezes, até na hora do recreio, ter que ficar dentro da sala, porque, ou está chovendo, ou tem muito barro, ou tem muito pó. Meu filho tem renite alérgica e bronquite, pó é um veneno para ele”, desabafa.
Quem compartilha da mesma aflição é a Noeli Probst, mãe de uma aluna do quarto ano. “A minha menina tem renite alérgica, sofre muito com o pó. E ela tem apenas esse ano e mais um aqui na escola, eu nem precisaria estar nessa luta pela reivindicação da quadra. É capaz de ela sequer usar a estrutura que estão prometendo, mas eu penso no próximo, nas crianças que ainda vão passar por aqui”, reitera ela.
O que diz a prefeitura
Em nota, a assessoria de comunicação informou que “a Secretaria de Educação incluiu a proposta de construção da quadra de esportes e calçadas num programa do Governo Federal. Para que a obra ocorra é necessária a análise e aprovação do projeto parte do órgão federal viabilizando o convênio e a transferência de recursos”.
De acordo com a lei orgânica da cidade de Guarapuava, compete ao Município, entre outras atribuições, manter com a cooperação técnica e financeira da União e do Estado programas de educação pré-escolar e ensino fundamental.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
07/06/2023 – 19:14:26 Com informações de TSE e revisão de redação Na sessão desta terça-feira (06), o TSE...
Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 07/06/2023 – 17:13:29 A medida provisória...
Com informações de Agência Brasil e revisão de redação 07/06/2023 – 15:16:42 O governo federal...
07/06/2023 – 10:49:06 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O IPCA (Índice Nacional de...
07/06/2023 – 08:31:55 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O STF (Supremo Tribunal...
Com informações de PT na Alep e revisão de redação 06/06/2023 – 19:58:28 Deputados de...