Search
Close this search box.

Conclusão da obra do Hospital Regional está prevista para 2020

Sobre a gestão da unidade, a Secretaria Estadual de Saúde afirma que ainda existem alguns alinhamentos internos no governo para a definição

Hospital Regional do Centro-Oeste – Foto: Jorge Wolff

O Hospital Regional Deputado Bernardi Ribas Carli (Hospital Regional do Centro-Oeste), localizado em Guarapuava, tem um possível prazo para o término das obras. A Sesa (Secretaria Estadual de Saúde), por meio de nota, informou ao iPolítica que a previsão para que a unidade seja concluída é entre seis a oito meses.

No primeiro semestre deste ano, as construções haviam sido paralisadas por falta de recursos. Um aditivo contratual (investimento adicional ao projeto inicial) chegou a ser negado pela PGE-PR (Procuradoria Geral do Estado do Paraná). De acordo com a Sesa, um novo aditivo já foi assinado, para a finalização das obras.

A Secretaria não esclareceu sobre o valor total do aditivo contratual, até o momento. A PGE também não confirmou quando o recurso foi aprovado. Já em relação a gestão do Hospital Regional de Guarapuava, a Secretaria Estadual de Saúde relatou que ainda existem alguns alinhamentos internos no governo para a definição.

São mais de R$ 50 milhões investidos pelo Governo do Estado na construção do Hospital, terá 150 leitos de internamentos, 40 deles serão de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). O funcionamento da unidade deve beneficiar cerca de 500 mil habitantes, entre os municípios da região Central do Paraná.

No último dia 30 de maio, uma audiência pública discutiu os rumos da unidade. Na ocasião, o Diretor Geral Da Sesa, Nestor Werner Junior, comprometeu-se a agilizar o andamento das obras, mas não havia estabelecido prazo para a conclusão do projeto. Durante a audiência, a Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, reforçou o interesse em realizar parceria para a gestão. As discussões cogitaram que a administração fosse planejada em forma de PPP (Parceria Público Privada), mas nada foi oficializado nesse sentido.

No dia 29 de agosto, o iPolítica realizou uma entrevista com a vereadora Professora Terezinha (PT), integrante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Ela falou sobre o acompanhamento das obras e do planejamento para futura gestão do Hospital Regional de Guarapuava – Clique aqui e confira.

Leia Também