Vereadora Cris Wainer (PT). Foto: Divulgação/Ascom Câmara de Guarapuava
03/05/2022 – 08:48:09
Redação
Nesta segunda-feira (02), a sessão da Câmara Municipal foi marcada por um debate sobre a saúde pública no município. Preocupados com as críticas da população, que tem se intensificado nas últimas semanas, as vereadoras e vereadores utilizaram a tribuna para falar sobre o assunto.
“Nós estamos enfrentando um problema na nossa saúde pública municipal. Várias pessoas preocupadas, questionando e cobrando de nós, pessoas públicas, vereadores, vereadoras, secretários, prefeito, para que o município tome as devidas providências”, disse a vereadora Cris Wainer (PT).
Segundo a petista, são muitas as dúvidas da população em relação a todo o funcionamento da saúde no município – desde as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), até os hospitais – e sugeriu a realização de uma audiência pública para tentar levar respostas para a comunidade.
“Acho que é importante, nos próximos dias, talvez nós tratarmos disso numa audiência pública, [para responder à população sobre] como o município responde pela saúde, qual é a parte do estado na saúde e como que isso se distribui. O município, muitas vezes, é responsável pela atenção básica, nós somos responsáveis pelas UBS e temos os serviços de Urgência e Emergência. E muitas vezes o estado está deixando a desejar na prestação do serviço, está aumentando a demanda na atenção básica”, explicou Cris Wainer.
A vereadora também comentou sobre a instabilidade dos hospitais do município, que conta, basicamente, com a estrutura do São Vicente, uma vez que o Hospital Regional foi utilizado apenas como hospital de campanha e segue sem previsões concretas de funcionamento e o Instituto Virmond continua sofrendo com a falta de recursos.
“Nós temos a questão do Hospital Regional, que foi utilizado como hospital de campanha para o Covid-19, que a partir do dia primeiro, pelo que foi informado, a FUNEAS [Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná] assume a responsabilidade sobre aquele espaço. Então acho que é dever nosso, também, levar essas informações para a população: quando de fato começa a atender, quando de fato começa a estar prestando serviço para a população”, indicou Cris Wainer.
Caso seja realizada, a audiência pública poderá responder tais questionamentos, além de receber a população na Câmara Municipal para um diálogo em busca da resolução dos problemas na saúde pública municipal.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
11/08/2022 – 09:20:40 Redação O ex-vereador Prof. Serjão, que estava a frente do PDT Guarapuava, protocolou...
11/08/2022 – 08:10:54 Com informações de TSE e revisão de redação Termina na próxima segunda-feira (15) o...
10/08/2022 – 19:08:24 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O presidente Jair Bolsonaro...
10/08/2022 – 14:40:58 Redação Luiz Inácio Lula da Silva e Roberto Requião, candidatos a presidente e...
10/08/2022 – 08:47:22 Redação Após ter sua pré-candidatura ao Governo do Paraná barrada pelo Podemos –...
10/08/2022 – 08:46:16 Com informações de Dircom Alep e revisão de redação Foi protocolado na Alep...