Guarapuava

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

Prefeito promove alterações no secretariado buscando desvincular sua gestão da figura do “Silvestrismo”

Foto: Divulgação/Secom de Guarapuava

02/12/2022 – 13:08:16

Blog do Observador

O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania) resolveu fechar o mês de novembro com alterações importantes em sua linha de primeiro escalão de governo. Após a volta de Pablo Almeida, Celso Góes parece ter quebrado a própria palavra, pois semanas atrás, o prefeito havia dito que quem deixasse o corpo do secretariado não voltaria mais. A afirmação foi feita por Góes durante uma reunião com todos os secretários, reunião da qual surgiu o boato de que o prefeito teria obrigado as secretárias mulheres a comparecerem ao evento com a primeira-dama, Michele Bolsonaro. Mas no caso de Pablo, que apesar de ter apresentado desempenho satisfatório na pasta, deixou o cargo para votar na eleição da Câmara e depois retornou para a pasta.

Em um novo movimento no tabuleiro, Góes tenta emplacar Danilo Dominico, vereador suplente, como secretário de Habitação do Município e em seu lugar, na Ouvidoria, pode retornar o mago marqueteiro de Góes e dos Silvestri, o Lula, que já atuou como ouvidor do Município. A troca na Ouvidoria, porém, não é a única; outro que troca de função é Antônio Carlos Mino, atual Chefe de Gabinete do prefeito e que agora será o presidente da Fundação Proteger, enquanto que Ari Marcos Bona – por enquanto, fica sem cadeira. Também na Fundação Proteger, outro que faz as malas para assumir uma vaga na Fundação é o Procurador-Geral do Município, Orides Negrelo Neto, que fica no lugar de Silvaney Isabel, que irá para a Secretaria de Habitação junto com Danilo. Ao que parece, segundo informações do próprio prefeito repassadas ao Portal RSN, os cargos de chefe de Gabinete e de Procurador-Geral estão em abertos. Mas fontes do Poder Executivo e do Legislativo confirmam que é provável que o novo chefe de gabinete seja Leandro Kaminski, homem de confiança do Prefeito e que teria o papel de articulação entre a Câmara e a Prefeitura.

Alguns assessores do Poder Legislativo informaram à coluna que a Câmara vê com bons olhos a condução de Kaminski para o posto que até então era ocupado por Mino. Mas se sobram elogios a Leandro, faltam para o atual secretário executivo do Prefeito. Segundo fontes, vários vereadores pediram a exoneração do atual secretário da pasta executiva. Outro que também pode estar de saída é o Secretário de Comunicação Social, Leonardo Rauen, que segundo alguns assessores, não estaria jogando cem por cento o jogo de Góes, atrapalhando a visibilidade das atividades do prefeito na Comunicação da prefeitura, com excesso de “memes” nas postagens da prefeitura e sem atendimento imediato à imprensa e difícil acesso para quaisquer interessados. Nas palavras de um assessor “O prefeito Celso está muito mal assessorado quando o assunto é comunicação, dá muito ouvido para questões bobas, sem importância e deixa passar batido questões que poderiam fazer decolar sua gestão”.

Criticado duramente no campo da saúde pública, Celso corre o risco de não se reeleger em 2024, principalmente se forem consideradas as probabilidades de concorrer com Antenor Gomes de Lima, Pedro Moraes e o próprio ex-prefeito Cesar Filho. Na análise de alguns políticos de carreira, Góes perde para os três.

Trava no legislativo?

Outro assunto que movimenta os bastidores tanto do Executivo quanto do Legislativo é a votação do Orçamento de 2023, que ainda não tem data para ocorrer. Na Câmara, as três vereadoras de oposição (Cris Wainer, Bia e Terezinha) apresentaram emendas, além dos vereadores de situação (Joel Barbosa, Celso Costa e Vardinho) que também apresentaram emendas ao texto. De acordo com uma fonte na Câmara Municipal, o prefeito estaria articulando junto à sua base de apoio a derrubada de todas as emendas apresentadas pelas vereadoras e vereadores, algo que já é rotina em Guarapuava: um Poder Executivo que passa por cima da Câmara.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

CIS 5ªRS abre processo seletivo para a contratação de novos estagiários

Guarapuava

CIS 5ªRS abre processo seletivo para a contratação de novos estagiários

02/02/2023 – 15:59:51 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Até o próximo...

STF restabelece prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira

Brasil

STF restabelece prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira

02/02/2023 – 13:31:26 Com informações de STF e revisão de redação O ministro Alexandre de Moraes, do STF...

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

Brasil

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

02/02/2023 – 11:22:08 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Em uma votação recorde, o...

Dr. Antenor estreia mandato de deputado com lugar na Mesa Diretora da Alep

Paraná

Dr. Antenor estreia mandato de deputado com lugar na Mesa Diretora da Alep

02/02/2023 – 08:33:05 Redação Na tarde desta quarta-feira (1°), o guarapuavano Dr. Antenor (PT), eleito...

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

Brasil

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

01/02/2023 – 19:14:43 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O senador Rodrigo Pacheco...

Hospital de campanha já fez mais de 300 atendimentos aos yanomami

Brasil

Hospital de campanha já fez mais de 300 atendimentos aos yanomami

01/02/2023 – 16:21:27 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O hospital de campanha que a...