Foto: Divulgação/Secom de Guarapuava
02/12/2022 – 13:08:16
Blog do Observador
O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania) resolveu fechar o mês de novembro com alterações importantes em sua linha de primeiro escalão de governo. Após a volta de Pablo Almeida, Celso Góes parece ter quebrado a própria palavra, pois semanas atrás, o prefeito havia dito que quem deixasse o corpo do secretariado não voltaria mais. A afirmação foi feita por Góes durante uma reunião com todos os secretários, reunião da qual surgiu o boato de que o prefeito teria obrigado as secretárias mulheres a comparecerem ao evento com a primeira-dama, Michele Bolsonaro. Mas no caso de Pablo, que apesar de ter apresentado desempenho satisfatório na pasta, deixou o cargo para votar na eleição da Câmara e depois retornou para a pasta.
Em um novo movimento no tabuleiro, Góes tenta emplacar Danilo Dominico, vereador suplente, como secretário de Habitação do Município e em seu lugar, na Ouvidoria, pode retornar o mago marqueteiro de Góes e dos Silvestri, o Lula, que já atuou como ouvidor do Município. A troca na Ouvidoria, porém, não é a única; outro que troca de função é Antônio Carlos Mino, atual Chefe de Gabinete do prefeito e que agora será o presidente da Fundação Proteger, enquanto que Ari Marcos Bona – por enquanto, fica sem cadeira. Também na Fundação Proteger, outro que faz as malas para assumir uma vaga na Fundação é o Procurador-Geral do Município, Orides Negrelo Neto, que fica no lugar de Silvaney Isabel, que irá para a Secretaria de Habitação junto com Danilo. Ao que parece, segundo informações do próprio prefeito repassadas ao Portal RSN, os cargos de chefe de Gabinete e de Procurador-Geral estão em abertos. Mas fontes do Poder Executivo e do Legislativo confirmam que é provável que o novo chefe de gabinete seja Leandro Kaminski, homem de confiança do Prefeito e que teria o papel de articulação entre a Câmara e a Prefeitura.
Alguns assessores do Poder Legislativo informaram à coluna que a Câmara vê com bons olhos a condução de Kaminski para o posto que até então era ocupado por Mino. Mas se sobram elogios a Leandro, faltam para o atual secretário executivo do Prefeito. Segundo fontes, vários vereadores pediram a exoneração do atual secretário da pasta executiva. Outro que também pode estar de saída é o Secretário de Comunicação Social, Leonardo Rauen, que segundo alguns assessores, não estaria jogando cem por cento o jogo de Góes, atrapalhando a visibilidade das atividades do prefeito na Comunicação da prefeitura, com excesso de “memes” nas postagens da prefeitura e sem atendimento imediato à imprensa e difícil acesso para quaisquer interessados. Nas palavras de um assessor “O prefeito Celso está muito mal assessorado quando o assunto é comunicação, dá muito ouvido para questões bobas, sem importância e deixa passar batido questões que poderiam fazer decolar sua gestão”.
Criticado duramente no campo da saúde pública, Celso corre o risco de não se reeleger em 2024, principalmente se forem consideradas as probabilidades de concorrer com Antenor Gomes de Lima, Pedro Moraes e o próprio ex-prefeito Cesar Filho. Na análise de alguns políticos de carreira, Góes perde para os três.
Trava no legislativo?
Outro assunto que movimenta os bastidores tanto do Executivo quanto do Legislativo é a votação do Orçamento de 2023, que ainda não tem data para ocorrer. Na Câmara, as três vereadoras de oposição (Cris Wainer, Bia e Terezinha) apresentaram emendas, além dos vereadores de situação (Joel Barbosa, Celso Costa e Vardinho) que também apresentaram emendas ao texto. De acordo com uma fonte na Câmara Municipal, o prefeito estaria articulando junto à sua base de apoio a derrubada de todas as emendas apresentadas pelas vereadoras e vereadores, algo que já é rotina em Guarapuava: um Poder Executivo que passa por cima da Câmara.
Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
02/02/2023 – 15:59:51 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Até o próximo...
02/02/2023 – 13:31:26 Com informações de STF e revisão de redação O ministro Alexandre de Moraes, do STF...
02/02/2023 – 11:22:08 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Em uma votação recorde, o...
02/02/2023 – 08:33:05 Redação Na tarde desta quarta-feira (1°), o guarapuavano Dr. Antenor (PT), eleito...
01/02/2023 – 19:14:43 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O senador Rodrigo Pacheco...
01/02/2023 – 16:21:27 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O hospital de campanha que a...