Foto: Reprodução
13/11/2023 – 07:54:09
Redação
Ao que parece as mudanças nas secretarias municipais podem acontecer antes mesmo de março de 2024, período em que aqueles que desejam concorrer no pleito de outubro devem pedir o afastamento obrigatório. Alguns secretários andam na mira de Celso Góes e o chefe do Executivo pode fazer mudanças significativas antes mesmo das eleições.
Depois da mudança na Administração que o iPolítica mostrou em primeira mão e que foi utilizada para punir Doracy Senger Luy por abrir uma sindicância sem autorização do Prefeito contra Pablo Almeida, supostamente, outro secretário está na lista de Celso Góes e pode ser Itacir Vezzaro, que comanda a Agricultura. Itacir, segundo um assessor do Paço Municipal, está na marca do pênalti e pronto para ser dispensado por Góes. Uma fonte no MDB, afirmou que Itacir estava de olho na sigla – que até outubro passado era comanda pela vereadora de primeiro mandato, Prof.ª Bia. Segundo a fonte, o plano de Itacir era concorrer a prefeito pelo MDB, onde é filiado desde maio de 2023, a convite da própria Executiva Estadual, ignorando por completo o diretório municipal.
Outro fator que pode colocar ainda mais lenha na fogueira, é que – supostamente – Itacir andou falando de Góes em algumas reuniões com apoiadores e não foram elogios, mas diversas críticas à gestão da qual ainda é membro. Não é segredo para ninguém que Vezzaro foi o preterido em 2020 quando era vice-prefeito e chegou a lançar a pré-campanha como pré-candidato. Na ocasião, a avaliação feita por Cesar Silvestri Filho é de que possivelmente Itacir perderia para o candidato do PT, Antenor Gomes de Lima. E assim nasceu o pacto entre Silvestri e Carli, que deu à Guarapuava Celso Góes e Samuel Ribas; o segundo – por sinal, não deve ser convidado a concorrer com Góes, uma vez que a situação entre os dois não é das melhores. Um dos nomes apontados para vice é o do engenheiro Halmuth Brandtner, diretor da SURG e que tem boa aceitação entre a população.
Mas ao que se sabe, Itacir não é o único dentro do MDB com intenções de ser candidato a prefeito, isso porque o queridinho da executiva estadual é o empresário Josiel Lima, candidato a deputado federal nas últimas eleições gerais. Josiel, de acordo com fontes, também estaria de olho no Executivo para 2024 e com a benção do presidente estadual do partido. O que complica a vida do empresário foi um recente encontro com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann, que de acordo com o blog de Cristina Esteche, ocorreu no gabinete dela dentro da prefeitura e em horário de expediente. Politicagem em horário de serviço. Segundo Esteche, Janaína teria convidado Josiel a se juntar a ela no Republicanos, partido que deve lançar Naumann a candidata em 2024.
Com relação a Naumann, o que se sabe é que Celso não pensa em dispensá-la – por enquanto – mas é aconselhado por diversos membros de sua equipe a demitir a secretária, uma vez que ela atrapalha o processo de reeleição de Celso Góes. O assunto é proibido nos corredores da prefeitura, mas uma outra fonte no Executivo confidenciou: Celso está muito bem de secretário. “Um queima o filme com vereadores da base e outros dois querem lhe passar a perna e concorrer contra ele” [fazendo menção à Janaína e Itacir, que poderão ser candidatos e abandonar o barco de Góes]. O que “queima o filme” com os vereadores da base é Danilo Dominico, que entrou em rota de colisão com o vereador representante do Distrito da Palmeirinha, que reclamou da ação do secretário de Habitação que foi ao distrito fazer uma ação e não convidou o mesmo para estar presente. Cada um com suas prioridades.
E na lista do desemprego pode estar também o atual Secretário de Meio Ambiente, Germano Toledo Alves. Ex-vereador, Germano foi um dos que ganharam um puxadinho após não conseguir se reeleger, o mesmo aconteceu com Jabur do Motocross, André Tecchio, Janaína Naumann, entre outros ex-candidatos que ganharam cargos comissionados. Germano passou de assessor a secretário e segundo um assessor de um vereador da base que conversou em off com o iPolítica, indicar Germano para secretário foi “um dos maiores arrependimentos do Celso”. Ainda não há um nome cotado para substituir Germano, mas a saída do secretário é dada como certa por assessores do Poder Executivo.