E-commerce: a Feira do Produtor Rural agora está na internet

Através do site Compre do Produtor, guarapuavanos podem adquirir produtos locais da Agricultura Familiar

Imagem: Compre do Produtor

16/04/2020 – 18:26:26

Redação

Inaugurado nesta quinta-feira (16), o e-commerce foi a solução encontrada pela Secretaria de Agricultura como uma forma de manter as vendas dos produtores rurais de Guarapuava durante o período de isolamento social causado pelo coronavírus.

O projeto foi idealizado em parceria com a CARMUG (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava), que concentra mais de 200 produtores e entrega a merenda escolar no município, e a Agência de Marketing Digital K13, responsável pelo desenvolvimento do site.

Para comprar basta realizar um breve cadastramento, onde será indicado o endereço para entrega, e escolher os produtos desejados. O e-commerce também disponibiliza a opção “Feira do Mês”, onde o cliente pode montar sua sacola de acordo com sua necessidade de consumo e escolher entre entregas semanais ou quinzenais.

Os produtos serão entregues, inicialmente, às quartas e sextas-feiras no período da tarde. O delivery não será cobrado dentro do perímetro urbano de Guarapuava e o valor mínimo para um pedido é de R$ 20. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, cartão ou via paypal.

E-commerce

O comércio eletrônico, como o próprio nome diz, é um modelo de compra e venda que utiliza a internet. Em Guarapuava, a Agência de Marketing Digital K13, que é uma referência na criação desses espaços virtuais, desenvolveu, voluntariamente, o site Compre do Produtor.

“O prefeito me ligou e me passou que tinha uma solução, por meio de tecnologia/inovação, para ajudar os pequenos agricultores, que pelo momento, estão em uma situação crítica. Então eu levantei algo que poderia ajudar, e que a K13 é especialista, e-commecer”, afirma Robson Krieger, fundador da agência.

Segundo ele, o desenvolvimento do site foi um desafio para a K13.

“É um site atípico do que vendemos normalmente, pois se trata de um público que não tem o costume de trabalhar com tecnologia para vendas. Também tinha o fator da logística, mas tivemos que adaptar nossa plataforma para atender essa demanda, foi um desafio e em poucas semanas a desenvolvemos”, explica Robson.

Segundo a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) o Ecommerce deve crescer cerca de 18% ainda este ano, o que pode movimentar 106 bilhões de reais. Em Guarapuava, o fundador da K13 afirmou que a busca pelo serviço está crescendo, sendo uma alternativa para as medidas de fechamento do comércio estabelecidas em meio a pandemia.

“Está existindo uma demanda maior, temos clientes que haviam parado com essa plataforma e retornaram, mas nós também tivemos que nos adaptar pois o momento não é favorável em investimentos maiores. Dessa maneira nós criamos dois produtos para atender essa demanda e ajudar as empresas a terem mais fôlego financeiro para sobrevier [durante a pandemia]. Lançamos a Loja Virtual Essencial e o Instavendas que é uma plataforma que comercializa diretamente do Instagram seus produtos”, destaca Krieger.

Leia Também