Imagem: COMDICA
No último domingo (06), mais de três mil guarapuavanos foram as urnas para eleger a nova composição de conselheiros tutelares que atuarão no município entre os anos de 2020 a 2023.
A eleição era facultativa e, ao todo, foram computados 3.920 votos válidos. “O COMDICA está satisfeito com a adesão dos eleitores. Tivemos alguns imprevistos, mas, estamos tranquilos. A população aderiu, por hora estamos no prazo de receber denúncias de irregularidades, e assim que terminar o prazo do recebimento das denúncias, a comissão analisa para respostas. Esta foi a segunda eleição unificada em Guarapuava, então percebemos dentro da normalidade as dificuldades, vamos aprimorando o conhecimento”, pontua Carina Silva, presidente do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
O ECA estabelece mais de uma dezena de atribuições aos conselhos tutelares, entre elas “representar contra a violação de direitos” de crianças e adolescentes. “Desejamos, que os conselheiros(as) eleitos(as) sejam de fato operadores efetivos do zelo e garantia do direito das crianças e adolescentes de Guarapuava”, finaliza Carina.
Pela primeira vez, foi permitida a reeleição e a recondução de conselheiros.
Conselheiros eleitos
Raquel Kaminski Teixeira – 495 votos
Viviane Maria Padilha – 329 votos
Sara Cahupczinski Pereira – 322 votos
João Hélio Baltazar da Luz – 295 votos
Beatriz Aparecida Neves – 259 votos
Silmara Cristina Padilha – 204 votos
Ana Claudia Campos – 180 votos
Ederson de Jesus Santos – 166 votos
Rosane Nowak – 157 votos
Rosangela Maria Ribas de Lima – 156 votos