Search
Close this search box.

Em Guarapuava, PDT realiza Seminário Estadual de Vereadoras e Vereadores

O objetivo do evento foi debater a realidade da política estadual e capacitar as lideranças na formação de novos quadros para o partido nas próximas eleições

Vereador Marcos Vieira em sua fala de abertura – Foto: Divulgação/PDT-PR

Com informações do PDT-PR

Aconteceu no último sábado (26), em Guarapuava, o I Seminário Estadual de Vereadoras e Vereadores Trabalhistas. Realizado pelo PDT Paraná e Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, o evento reuniu centenas de pessoas, entre vereadores, prefeitos, pré-candidatos e filiados, para debater a realidade da política estadual e capacitar as lideranças na formação de novos quadros para o partido nas próximas eleições.

“O partido está em um processo interno de reestruturação. E este evento foi pensado justamente para estreitar a relação e aproximar os municípios na recuperação dos valores trabalhistas e pautas defendidas pelo PDT”, afirmou Marcos Vieira, vereador por Curitiba, que ainda destacou dois dos principais encaminhamentos resultados do evento: a instituição da Frente Estadual de Vereadores e Vereadoras, que será presidida por Vieira, e a Carta de Guarapuava com as diretrizes que nortearão planos de governo e propostas do partido para as próximas eleições.

Após a abertura, o seminário iniciou a discussão com o tema “Projeto Nacional de Desenvolvimento”, debatido por Nelton Friedrich e Assis do Couto e mediado por Haroldo Ferreira e a cientista política Giovanna Cruz. Em um resgate histórico, Friedrich retomou a história do PDT desde Getúlio Vargas, passando por João Goulart, Leonel Brizola e chegando hoje a Ciro Gomes e o atual projeto nacional de desenvolvimento defendido. Já Assis do Couto analisou o desenvolvimento sob a ótica da agricultura, desde o agronegócio à agricultura familiar, alertando para o excesso de agrotóxicos liberados no país atualmente, o que, segundo ele, pode resultar em uma tragédia ambiental.

O segundo painel, debatido por Luiza Simonelli, Ulisses Maia e Goura e mediado por Marcos Vieira e a representante do Movimento de Mulheres, Maria Claudiana Santiago Barreto, debateu o tema “Trabalhismo e a Gestão Pública Municipal”. Simonelli resgatou as principais realizações do mandato de Gustavo Fruet como prefeito de Curitiba, como a construção de mais de 20 CMEIs, o investimento em mobilidade segura com a implantação da área calma e implantação de ciclovias e a luta por políticas de igualdade de gênero, através da secretaria de mulheres.

Maia também destacou a sua gestão como prefeito em Maringá aliada aos ideais trabalhistas, como a valorização da educação integral e gratuita – incluindo o fornecimento de uniformes e equipamentos de qualidade nas escolas – e o avanço na saúde, com filas zeradas para atendimento. Fechando o debate, Goura reforçou a atuação dos movimentos do partido e o seu trabalho na Assembleia Legislativa, com destaque na sua luta pela soberania alimentar, citando o seu projeto enquanto vereador que hoje é lei em Curitiba acerca da agricultura urbana e o seu atual projeto como deputado que prevê uma agenda para que Curitiba e região metropolitana seja uma zona livre de agrotóxicos até 2030.

No período da tarde, o painel técnico debateu os temas: planejamento estratégico de campanha com Diogo Tavares, cientista político e secretário-executivo do PDT/PR; comunicação eleitoral com Marcia Raquel, jornalista e secretária de comunicação do PDT/PR; boas práticas nas redes sociais com Bruno Santos, comunicólogo institucional e assessor parlamentar de comunicação; Engajamento da mulher na política com Edna Nunes, jornalista e fundadora da Embaixada Solidária e Legislação eleitoral e contabilidade de campanha com Leandro Rosa, advogado e secretário de assuntos jurídicos do PDT/PR.

Leia Também