Guarapuava

Em Guarapuava, PDT realiza Seminário Estadual de Vereadoras e Vereadores

O objetivo do evento foi debater a realidade da política estadual e capacitar as lideranças na formação de novos quadros para o partido nas próximas eleições

Vereador Marcos Vieira em sua fala de abertura – Foto: Divulgação/PDT-PR

Com informações do PDT-PR

Aconteceu no último sábado (26), em Guarapuava, o I Seminário Estadual de Vereadoras e Vereadores Trabalhistas. Realizado pelo PDT Paraná e Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, o evento reuniu centenas de pessoas, entre vereadores, prefeitos, pré-candidatos e filiados, para debater a realidade da política estadual e capacitar as lideranças na formação de novos quadros para o partido nas próximas eleições.

“O partido está em um processo interno de reestruturação. E este evento foi pensado justamente para estreitar a relação e aproximar os municípios na recuperação dos valores trabalhistas e pautas defendidas pelo PDT”, afirmou Marcos Vieira, vereador por Curitiba, que ainda destacou dois dos principais encaminhamentos resultados do evento: a instituição da Frente Estadual de Vereadores e Vereadoras, que será presidida por Vieira, e a Carta de Guarapuava com as diretrizes que nortearão planos de governo e propostas do partido para as próximas eleições.

Após a abertura, o seminário iniciou a discussão com o tema “Projeto Nacional de Desenvolvimento”, debatido por Nelton Friedrich e Assis do Couto e mediado por Haroldo Ferreira e a cientista política Giovanna Cruz. Em um resgate histórico, Friedrich retomou a história do PDT desde Getúlio Vargas, passando por João Goulart, Leonel Brizola e chegando hoje a Ciro Gomes e o atual projeto nacional de desenvolvimento defendido. Já Assis do Couto analisou o desenvolvimento sob a ótica da agricultura, desde o agronegócio à agricultura familiar, alertando para o excesso de agrotóxicos liberados no país atualmente, o que, segundo ele, pode resultar em uma tragédia ambiental.

O segundo painel, debatido por Luiza Simonelli, Ulisses Maia e Goura e mediado por Marcos Vieira e a representante do Movimento de Mulheres, Maria Claudiana Santiago Barreto, debateu o tema “Trabalhismo e a Gestão Pública Municipal”. Simonelli resgatou as principais realizações do mandato de Gustavo Fruet como prefeito de Curitiba, como a construção de mais de 20 CMEIs, o investimento em mobilidade segura com a implantação da área calma e implantação de ciclovias e a luta por políticas de igualdade de gênero, através da secretaria de mulheres.

Maia também destacou a sua gestão como prefeito em Maringá aliada aos ideais trabalhistas, como a valorização da educação integral e gratuita – incluindo o fornecimento de uniformes e equipamentos de qualidade nas escolas – e o avanço na saúde, com filas zeradas para atendimento. Fechando o debate, Goura reforçou a atuação dos movimentos do partido e o seu trabalho na Assembleia Legislativa, com destaque na sua luta pela soberania alimentar, citando o seu projeto enquanto vereador que hoje é lei em Curitiba acerca da agricultura urbana e o seu atual projeto como deputado que prevê uma agenda para que Curitiba e região metropolitana seja uma zona livre de agrotóxicos até 2030.

No período da tarde, o painel técnico debateu os temas: planejamento estratégico de campanha com Diogo Tavares, cientista político e secretário-executivo do PDT/PR; comunicação eleitoral com Marcia Raquel, jornalista e secretária de comunicação do PDT/PR; boas práticas nas redes sociais com Bruno Santos, comunicólogo institucional e assessor parlamentar de comunicação; Engajamento da mulher na política com Edna Nunes, jornalista e fundadora da Embaixada Solidária e Legislação eleitoral e contabilidade de campanha com Leandro Rosa, advogado e secretário de assuntos jurídicos do PDT/PR.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Transição vê indícios de crime eleitoral de Bolsonaro por uso ilegal do CadÚnico

Brasil

Transição vê indícios de crime eleitoral de Bolsonaro por uso ilegal do CadÚnico

02/12/2022 – 13:16:16 Com informações de Agência PT e revisão de redação O Grupo de Trabalho de...

MPPR denuncia autores de assalto a transportadora em Guarapuava

Guarapuava

MPPR denuncia autores de assalto a transportadora em Guarapuava

02/12/2022 – 13:11:16 Com informações de MPPR e revisão de redação O MPPR (Ministério Público do Paraná),...

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

Guarapuava

Dança das cadeiras: Celso Góes faz alteração no primeiro escalão do governo

02/12/2022 – 13:08:16 Blog do Observador O Prefeito de Guarapuava, Celso Góes (Cidadania) resolveu fechar o mês...

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

Guarapuava

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

02/12/2022 – 11:42:04 Redação No fim deste mês, o presidente da Câmara Municipal, João Napoleão (PODE) se...

Afastado e denunciado pelo MPPR, Sidão Oreiko continua na folha de pagamento da Câmara Municipal

Guarapuava

Afastado e denunciado pelo MPPR, Sidão Oreiko continua na folha de pagamento da Câmara Municipal

02/12/2022 – 08:38:38 Redação Mesmo estando afastado de suas atividades na Câmara Municipal desde o início de...

Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas

Brasil

Transição diz que 50% das obras de saneamento estão paradas

01/12/2022 – 18:39:19 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O senador Randolfe Rodrigues...