Guarapuava

Em visita ao canil municipal, Prof.ª Bia fala sobre a importância da causa animal

Vereadora destacou a necessidade de pensar em políticas públicas para amenizar o crescente número de animais em situação de rua no município

Foto: Divulgação/Assessoria

10/09/2021 – 08:21:22

Redação

Segundo um levantamento realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 30 milhões de animais estão abandonados pelas ruas do Brasil, sendo, aproximadamente, 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros.

Em Guarapuava o cenário não é diferente, e encontrar cães e gatos vagando pelas ruas da cidade não é difícil. Além de estarem sujeitos à fome, maus-tratos, acidentes e doenças, os animais abandonados também são uma questão de saúde pública, uma vez que podem ser transmissores de zoonoses como raiva, esporotricose, leishmaniose e leptospirose.

Em visita ao canil municipal, nesta semana, ao lado da vereadora Cris Wainer (PT), a vereadora Prof.ª Bia (MDB), destacou que é preciso pensar em políticas públicas para controlar o número de animais abandonados nas ruas do município.

“A primeira delas é a castração, porque no que diz respeito aos animais de rua, é uma forma de evitar a procriação descontrolada. Na maioria dos casos, esses animais acabam sendo vítimas de acidentes de trânsito, de maus-tratos, de doenças, passam fome e muito mais. Por isso, quanto mais animais forem castrados, menor será o número de cães e gatos pelas ruas. A segunda política pública que precisa de investimento é o trabalho preventivo, um trabalho que envolve a educação, ensinando a importância de se proteger os animais, a importância de cuidar da saúde deles, de coibir o abandono – que é uma prática criminosa e incentivar a adoção responsável”, explicou Prof.ª Bia.

Ativista da causa animal, a vereadora apresentou a Emenda Aditiva 14/2021 à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que garante recursos para utilização do castramóvel na castração de animais de rua do município.

“O castramóvel é oriundo de emendas parlamentares de outro vereador e desde então o veículo não está em atividade. Quando apresentei a emenda, foi com o objetivo de inserir na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que entre os pontos prioritários da Administração Municipal, a castração e o bem-estar animal estariam contemplados. Felizmente a emenda foi aprovada na Câmara e sancionada pelo Executivo”, destacou a vereadora.

Abandono cresceu na pandemia

Uma pesquisa desenvolvida pela AMPARA Animal, com cerca de 530 instituições de proteção animal independentes do país, aponta que no ano de 2020 o abandono animal cresceu 70% no Brasil durante o cenário da pandemia.

Entre as causas principais, o estudo sugere que a instabilidade econômica e o desemprego causados pela crise sanitária, bem como o retorno às atividades presenciais, podem ter influenciado no abandono de animais.

Ainda neste cenário, inúmeras ONGs de proteção animal continuam recolhendo animais em situação de rua, o que leva à superlotação de abrigos e a falta de recursos para manter tantos animais.

“Estamos elaborando uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Guarapuava, para desenvolver uma campanha de incentivo à adoção responsável dos cães do canil. À medida em que os cães vão envelhecendo, a vida deles fica muito complicada dentro de um espaço com outros cães, é normal que haja um confronto entre eles. Neste sentido, o objetivo é que os mais velhinhos sejam adotados por pessoas responsáveis e que queiram dar uma vida digna e tranquila para esses cães. Além da parceria com a OAB, as instituições de ensino superior aqui da cidade (Unicentro, Campo Real, Guairacá e Guarapuava). também se mostraram parceiras para esta causa”, disse Prof.ª Bia.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Com atitude e coragem Professora Terezinha pretende levar sua luta política para Brasília

Guarapuava

Com atitude e coragem Professora Terezinha pretende levar sua luta política para Brasília

28/09/2022 – 11:17:56 Redação “Quando uma mulher entra para a política, muda a mulher, mas quando muitas...

Requião quer devolver ao Paraná o melhor ensino público do país

Brasil

Requião quer devolver ao Paraná o melhor ensino público do país

28/09/2022 – 10:11:24 Com informações de assessoria e revisão de redação A campanha do candidato do PT e do...

TSE mantém proibição de imagens de viagens em campanha de Bolsonaro à reeleição

Brasil

TSE mantém proibição de imagens de viagens em campanha de Bolsonaro à reeleição

28/09/2022 – 10:08:22 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O TSE (Tribunal Superior...

Requião Filho fala sobre isenção de impostos

Paraná

Requião Filho fala sobre isenção de impostos

27/09/2022 – 06:45:08 Com informações de assessoria parlamentar e revisão de redação O deputado estadual e...

“Vamos eleger Lula no 1º turno em paz e sem ódio”, diz Zeca Dirceu

Paraná

“Vamos eleger Lula no 1º turno em paz e sem ódio”, diz Zeca Dirceu

27/09/2022 – 17:27:17 Com informações de assessoria parlamentar e revisão de redação O deputado federal Zeca...

Juca Tigre, Degolado, o baile das feias e as histórias que o povo conta

Guarapuava

Juca Tigre, Degolado, o baile das feias e as histórias que o povo conta

27/09/2022 – 11:37:27 Luiz Felipe Em 1889 o Brasil trocava a sua forma de governança e Estado, saía o imperador...