Guarapuava

Em visita ao canil municipal, Prof.ª Bia fala sobre a importância da causa animal

Vereadora destacou a necessidade de pensar em políticas públicas para amenizar o crescente número de animais em situação de rua no município

Foto: Divulgação/Assessoria

10/09/2021 – 08:21:22

Redação

Segundo um levantamento realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) cerca de 30 milhões de animais estão abandonados pelas ruas do Brasil, sendo, aproximadamente, 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros.

Em Guarapuava o cenário não é diferente, e encontrar cães e gatos vagando pelas ruas da cidade não é difícil. Além de estarem sujeitos à fome, maus-tratos, acidentes e doenças, os animais abandonados também são uma questão de saúde pública, uma vez que podem ser transmissores de zoonoses como raiva, esporotricose, leishmaniose e leptospirose.

Em visita ao canil municipal, nesta semana, ao lado da vereadora Cris Wainer (PT), a vereadora Prof.ª Bia (MDB), destacou que é preciso pensar em políticas públicas para controlar o número de animais abandonados nas ruas do município.

“A primeira delas é a castração, porque no que diz respeito aos animais de rua, é uma forma de evitar a procriação descontrolada. Na maioria dos casos, esses animais acabam sendo vítimas de acidentes de trânsito, de maus-tratos, de doenças, passam fome e muito mais. Por isso, quanto mais animais forem castrados, menor será o número de cães e gatos pelas ruas. A segunda política pública que precisa de investimento é o trabalho preventivo, um trabalho que envolve a educação, ensinando a importância de se proteger os animais, a importância de cuidar da saúde deles, de coibir o abandono – que é uma prática criminosa e incentivar a adoção responsável”, explicou Prof.ª Bia.

Ativista da causa animal, a vereadora apresentou a Emenda Aditiva 14/2021 à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que garante recursos para utilização do castramóvel na castração de animais de rua do município.

“O castramóvel é oriundo de emendas parlamentares de outro vereador e desde então o veículo não está em atividade. Quando apresentei a emenda, foi com o objetivo de inserir na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que entre os pontos prioritários da Administração Municipal, a castração e o bem-estar animal estariam contemplados. Felizmente a emenda foi aprovada na Câmara e sancionada pelo Executivo”, destacou a vereadora.

Abandono cresceu na pandemia

Uma pesquisa desenvolvida pela AMPARA Animal, com cerca de 530 instituições de proteção animal independentes do país, aponta que no ano de 2020 o abandono animal cresceu 70% no Brasil durante o cenário da pandemia.

Entre as causas principais, o estudo sugere que a instabilidade econômica e o desemprego causados pela crise sanitária, bem como o retorno às atividades presenciais, podem ter influenciado no abandono de animais.

Ainda neste cenário, inúmeras ONGs de proteção animal continuam recolhendo animais em situação de rua, o que leva à superlotação de abrigos e a falta de recursos para manter tantos animais.

“Estamos elaborando uma parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Guarapuava, para desenvolver uma campanha de incentivo à adoção responsável dos cães do canil. À medida em que os cães vão envelhecendo, a vida deles fica muito complicada dentro de um espaço com outros cães, é normal que haja um confronto entre eles. Neste sentido, o objetivo é que os mais velhinhos sejam adotados por pessoas responsáveis e que queiram dar uma vida digna e tranquila para esses cães. Além da parceria com a OAB, as instituições de ensino superior aqui da cidade (Unicentro, Campo Real, Guairacá e Guarapuava). também se mostraram parceiras para esta causa”, disse Prof.ª Bia.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Mulheres na política: alunas do ensino fundamental conhecem Poder Legislativo e rotina de vereadora em Guarapuava

Guarapuava

Mulheres na política: alunas do ensino fundamental conhecem Poder Legislativo e rotina de vereadora em Guarapuava

24/09/2021 – 18:58:40 Redação Lugar de mulher é na política. Esta é a mensagem que a vereadora Prof.ª Bia...

Aplicação de segundas e terceiras doses será descentralizada para 30 UBS’s na próxima semana

Guarapuava

Aplicação de segundas e terceiras doses será descentralizada para 30 UBS’s na próxima semana

24/09/2021 – 11:21:02 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A partir da...

Inscrições do Enem para isentos ausentes em 2020 terminam domingo

Brasil

Inscrições do Enem para isentos ausentes em 2020 terminam domingo

24/09/2021 – 11:14:51 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Terminam no domingo (26) as...

Comunidade Surda de Guarapuava realiza manifestação em prol de direitos neste sábado (25)

Guarapuava

Comunidade Surda de Guarapuava realiza manifestação em prol de direitos neste sábado (25)

24/09/2021 – 10:33:13 Redação Conscientizar à população sobre a acessibilidade, inclusão e direitos das...

Vacinação de adolescentes com comorbidades continua nesta sexta-feira (24)

Guarapuava

Vacinação de adolescentes com comorbidades continua nesta sexta-feira (24)

24/09/2021 – 07:50:23 Redação A vacinação de adolescentes, entre 12 e 17 anos, com comorbidades continua...

O fim da Resolução 23 e a privatização dos Correios

Brasil

O fim da Resolução 23 e a privatização dos Correios

23/09/2021 – 17:16:32 Por Alexsander Menezes O Senado revogou no último dia 1º de setembro, a Resolução...