Search
Close this search box.

EstaR Digital em Guarapuava, o que muda?

Vagas serão validadas a partir de um aplicativo para celular

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Guarapuava

17/02/2020 – 14:42:55

Com informações Ascom Prefeitura Municipal de Guarapuava

Com o objetivo de modernizar e agilizar o EstaR (Estacionamento Regulamentado) o município de Guarapuava está na fase final de implantação do serviço na modalidade digital.

A tecnologia, que já é utilizada em Araucária, Campo Largo, Curitiba e Ponta Grossa, prevê a compra de créditos que são utilizados para ativar vagas de estacionamento através de um aplicativo instalado no celular.

Através dele é possível comprar créditos (via débito ou crédito) que facilitam a renovação das vagas de estacionamento, que pode ser feita automaticamente. Assim, mesmo longe do veículo, o motorista não precisa se preocupar com o esgotamento das horas, uma vez que pode renovar a vaga através do aplicativo.

E quem não possui celular ou acesso à internet?

Motoristas que não dispões de um aparelho celular, que não possuem conectividade com a internet, ou, ainda, que apenas não desejam instalar o aplicativo, podem validar vagas através de pontos comerciais que estarão credenciados no sistema de pagamento do EstaR Digital.

Fui multado, e agora?

Em caso de multa, o motorista pode regularizar a situação pelo próprio aplicativo ou nos pontos comerciais identificados com a logo do EstaR Digital. Assim como ocorre atualmente, com os blocos impressos, o cidadão terá direito a receber metade do valor da multa em bônus caso a regularização seja feita em até 72 horas.

Setran treina agentes de estacionamento para funcionamento do EstaR Digital em Guarapuava

A Prefeitura de Guarapuava, através da Setran (Secretaria de Trânsito e Transportes), já está preparando sua equipe para a oferta do serviço do EstaR Digital na cidade.

Na semana passada, os agentes de estacionamento iniciaram os testes e capacitação para uso do aplicativo que modernizará e agilizará o serviço em Guarapuava.

“Será uma ferramenta prática e eficiente para o trânsito local. Com a versão digital, vamos facilitar o processo de compra de crédito, regularização de multas e localização de vagas para os motoristas guarapuavanos, além democratizar o espaço público de nossas vias”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst.

A capacitação para os agentes ocorre com o uso prático das duas ferramentas do EstaR: o aplicativo e as notificações com blocos de papel. Ambas as atuações em treinamento já consideram as mudanças que ocorrerão no serviço a partir da oferta do Estar nas plataformas digitais.

“Teremos muitas mudanças importantes no funcionamento do serviço, tanto para nossos agentes, quanto para os usuários. Nesta etapa, estamos nos preparando para que nossos profissionais estejam aptos para registrar e acompanhar toda a movimentação pelo sistema, garantindo agilidade, fluidez ao tráfego e mais organização no trânsito na região central da cidade”, finalizou o secretário.

A Prefeitura Municipal não informou a data de início do serviço.

Leia Também