Guarapuava

Estudante da Unicentro cria aplicativo que auxilia profissionais de Enfermagem

A ferramenta contém conteúdo atualizado e gratuito para estudo e consulta dirigido a profissionais e estudantes da área. O aplicativo é gratuito e não exige conexão com a internet

Foto: Divulgação/AEN

18/01/2021 – 18:01:26

Com informações de AEN

Incentivar e facilitar o acesso ao conhecimento científico na área da Saúde. Esse é o objetivo do aplicativo Enfermeiro de Bolso, idealizado pelo estudante Cristiano Walter de Farias, do último ano do Curso de Enfermagem da Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). Lançado no segundo semestre do ano passado, a ferramenta já soma mais de 20 mil downloads.

O projeto surgiu da necessidade de disponibilizar conteúdo atualizado e gratuito para estudo e consulta, de forma rápida, prática e sem conexão com a Internet, uma vez que o aplicativo também funciona em modo off-line (sem a necessidade de usar o pacote de dados ou Wi-Fi).

“Espero que esse aplicativo seja de grande ajuda, tanto para profissionais como para acadêmicos, promovendo uma prática de Enfermagem mais assertiva, considerando protocolos e diretrizes existentes, além de novos estudos na área”, afirma Cristiano.

Dentre as várias funcionalidades, a ferramenta fornece informações e orientações sobre procedimentos clínicos, patologias e medicações, além de direcionamentos sistemáticos do campo de atuação profissional da Enfermagem. “O usuário encontra um guia completo que auxilia os profissionais na realização de consultas, com um checklist contendo o passo a passo que deve ser executado durante os atendimentos aos pacientes”, destaca o estudante.

Estaduais

Nas universidades estaduais do Paraná, o desenvolvimento científico e tecnológico vem sendo sinalizado como a base de articulação entre as ações de ensino, pesquisa e extensão. Resultado de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), o aplicativo Enfermeiro de Bolso é um dos exemplos desse posicionamento estratégico.

Para a doutora em Saúde Pública e orientadora do projeto, professora Maria Regiane Trincaus, a inovação aponta para uma formação contextualizada às demandas da sociedade. “O conhecimento gerado nas universidades públicas retorna à comunidade de forma simples, auxiliando no trabalho dos profissionais do mercado e em atividades do dia a dia das pessoas”, pontua.

“Meu objetivo principal sempre foi desenvolver um produto, para devolver à sociedade o investimento da universidade pública. O grande desafio acaba sendo a aptidão em programação, mas aliar o desenvolvimento de software ao meu campo de conhecimento profissional e participar desse movimento de inovação na Enfermagem é muito gratificante”, enfatiza Cristiano.

A ferramenta tem boa receptividade e muitas avaliações positivas. O aplicativo é gratuito e está disponível na Google Play Store, a loja virtual do Google para smartphones e tablets com o sistema operacional Android. Clique aqui para baixar e aproveitar o conteúdo.

Funcionalidades

O aplicativo Enfermeiro de Bolso é um guia para profissionais da Saúde, com foco nas atividades de Enfermagem. A ferramenta reúne informações sobre procedimentos, patologias, medicamentos e escalas clínicas, com explicações sobre doenças, conduta, materiais utilizados, indicação e dosagem de remédios, entre outras.

Sobre as várias escalas utilizadas pelos enfermeiros, Cristiano explica que o profissional é capaz de visualizar melhor os quadros clínicos dos pacientes conhecendo as escalas de avaliação. “É possível avaliar, por exemplo, o risco cardiovascular e o risco de infarto do paciente ou mesmo a possibilidade de a pessoa desenvolver algum problema de saúde mental”, esclarece o estudante.

O app oferece, ainda, instruções essenciais sobre atenção primária à saúde, no âmbito da Atenção Básica, da Saúde da Mulher e do SUS (Sistema Único de Saúde). Na aplicação, estão agrupadas as orientações sobre vacinas, incluindo esquemas e doses e calendários vacinais atualizados para crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

“Nessa parte, também estão disponíveis legislações e publicações distribuídas pelo governo brasileiro para os postos de saúde de todo o país, inclusive um guia que auxilia os enfermeiros durante as consultas”, acrescenta Cristiano.

Ademais, o aplicativo disponibiliza várias calculadoras clínicas, o índice de massa corporal (IMC), de medicação e gotejamento de soro, de filtração renal, dentre outras calculadoras muito usadas nos processos de avaliação de sintomas dos pacientes.



Receba nossas principais notícias em seu celular.


ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Profissionais da saúde são os primeiros a receber a vacinação contra a Covid-19 em Guarapuava

Guarapuava

Profissionais da saúde são os primeiros a receber a vacinação contra a Covid-19 em Guarapuava

20/01/2021 – 06:42:17 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava “Estou honrada! É a nossa Luz no fim...

Frente Parlamentar elabora ações para enfrentar nova modelagem proposta para pedágio

Paraná

Frente Parlamentar elabora ações para enfrentar nova modelagem proposta para pedágio

19/01/2021 – 18:38:24 Com informações de Dircom Alep A Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia...

Projeto prevê que 20% das vagas em concursos públicos de Guarapuava sejam destinadas a pessoas negras

Guarapuava

Projeto prevê que 20% das vagas em concursos públicos de Guarapuava sejam destinadas a pessoas negras

19/01/2021 – 15:17:27 Redação Tramitando na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei 03/2021, propõe que 20%...

Candidatos com sintomas de covid-19 podem pedir reaplicação do Enem

Brasil

Candidatos com sintomas de covid-19 podem pedir reaplicação do Enem

19/01/2021 – 13:11:22 Com informações de Agência Brasil Os candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do...

MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021

Brasil

MEC divulga selecionados na primeira chamada do Prouni 2021

19/01/2020 – 11:02:49 Com informações de Agência Brasil O MEC (Ministério da Educação) divulgou, hoje (19),...

Guarapuava receberá 5.920 doses da vacina contra Covid-19

Guarapuava

Guarapuava receberá 5.920 doses da vacina contra Covid-19

19/01/2021 – 07:30:03 Redação com informações de AEN A vacina contra a Covid-19 já está em solo paranaense....