Foto: Levante Popular da Juventude
04/11/2021 – 18:28:51
Alexsander Menezes
Nesta quarta-feira (03), alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente, do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins, realizaram uma mobilização contra o fim do curso que vem sendo imposto pelo Governo do Estado. O objetivo da manifestação foi conscientizar a população dos impactos negativos para economia do estado caso a extinção do curso técnico seja efetivada.
Segundo os estudantes, o fim deste curso vai na contramão da tendência do aumento da demanda por produtos ambientalmente responsáveis e ignora até mesmo os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil esta semana na COP26, que acontece em Glasgow.
Os estudantes alertaram, ainda, para a tendência cada vez maior de procura por profissionais especializados na área de meio ambiente, e que a extinção do curso colocará o Paraná – um dos maiores produtores de produtos agrícolas – em desvantagem em relação a outros estados e países.
As vereadoras Professora Terezinha (PT) e a Cris Wainer (PT) compareceram ao ato e manifestaram seu apoio na luta pela continuidade da oferta deste curso. Elas afirmaram que na próxima semana irão propor uma Moção de Apoio, neste sentido, na Câmara Municipal, com a a presença dos estudantes e seus familiares.
Além de estudantes, a mobilização contou com representantes de profissionais da educação ligados ao curso, entidades sindicais, do Levante Popular da Juventude e da UJC. Também manifestaram apoio outros setores da sociedade comprometidos com as causas progressistas, dentre as quais as políticas de educação ambiental e defesa do meio ambiente.
Ao longo deste mês, o movimento deve organizar diversas ações para alertar a população e os poderes Legislativo e Executivo, tanto estadual quanto municipal, para os efeitos negativos dessa extinção no desenvolvimento de políticas ambientais e para a economia do estado.