Guarapuava

Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária alia sustentabilidade no plantio à excelência no manejo de defensivos

Um dos estudos, que foi apresentado na Estação Trigo do WinterShow 2019, sugere a rotação de culturas como um dos principais fatores de proteção natural do solo

Estações de palestras simultâneas com os pesquisadores da FAPA foram um dos destaques do WinterShow 2019. Foto: Amanda Crissi

18:58:09 24/10/2019

Amanda Crissi

Uma das preocupações essenciais dos pesquisadores da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária) está em garantir aos cooperados da Agrária uma boa produtividade em larga escala. Para isso, o uso de produtos químicos, físicos e biológicos é essencial.

“Tanto a cultura de inverno, como a cultura de verão, elas têm uma necessidade, por serem culturas extensivas, de alguns produtos químicos para conseguir fazer esse controle de uma produção razoável economicamente. Então são produtos que vão desde o controle de ervas daninhas até o controle de pragas e doenças”, explica Márcio Mourão, coordenador da FAPA.

Os defensivos agrícolas, como são conhecidos, atuam de forma a garantir a saúde dos cultivares, permitindo a sustentabilidade das grandes plantações. Assim sendo, a pesquisa é fundamental para determinar a melhor maneira de aplicar esses produtos.

“Através desses estudos, como o que nós apresentamos aqui hoje, é que podemos compreender como as doenças agridem os cultivares e como manejar os fungicidas para que haja um bom resultado logo no início da doença”, pontua o professor doutor Dauri José Tessmann, que apresentava a pesquisa “Impacto de doenças em cereais de inverno” na Estação Entomologia e Fitopatologia.

Já a Estação Trigo da 16ª edição do WinterShow destacou a rotação de culturas como uma maneira de proteger o solo, pois promove a reutilização de nutrientes e combate a erosão.

“Onde não há uma rotação de culturas, principalmente quando falamos sobre a monocultura da soja, acabam aparecendo muitos problemas de doenças. Problema de raiz na soja, fungos que estão presentes no solo e a produtividade começa a cair. A palhada proveniente da rotação protege o solo, é sustentável e vai diminuir o uso do herbicida”, destaca Juliano Almeida, pesquisador da FAPA.

Outro incentivo para o desenvolvimento de pesquisas que visam auxiliar o produtor a combater de maneira eficaz as pragas e doenças é o grande volume de exportação da Cooperativa Agrária.

“Nós temos um programa de gestão de propriedade, inclusive de manejo dos defensivos químicos, atendendo as normas mais rígidas da Europa, por exemplo. Porque, no caso da cevada, nós estamos vendendo malte para Ambev e para Heineken que têm padrões internacionais”, destaca Márcio Mourão.

Nesse contexto, além de trabalhar com a sustentabilidade, outro ponto chave cerne no controle da aplicação de defensivos.

“O químico não é um vilão, o químico mal-usado é um vilão. Se você tem uma pesquisa onde você possa usar a dose correta, na data certa, no momento certo, você todo um controle, inclusive de resíduos nos produtos finais. Agora o que tem que se lutar contra é o uso indiscriminado do químico, em volume e momentos errados”, finaliza Mourão.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Prefeitura abre licitação de R$ 3,3 milhões para contratar serviços de publicidade

Guarapuava

Prefeitura abre licitação de R$ 3,3 milhões para contratar serviços de publicidade

15/08/2022 – 09:02:27 Redação A Prefeitura de Guarapuava está com uma licitação aberta para contratar uma...

Secretaria Municipal de Saúde promove curso de capacitação em Entre Rios

Guarapuava

Secretaria Municipal de Saúde promove curso de capacitação em Entre Rios

15/08/2022 – 09:02:06 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação A Secretaria...

Eleições 2022: Prazo para registro de candidaturas termina nesta segunda-feira (15)

Brasil

Eleições 2022: Prazo para registro de candidaturas termina nesta segunda-feira (15)

15/08/2022 – 06:39:06 Redação Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para que partidos políticos,...

Povo foi às ruas e reagiu às ameaças autoritárias, comemoram senadores

Brasil

Povo foi às ruas e reagiu às ameaças autoritárias, comemoram senadores

12/08/2022 – 14:15:01 Com informações de PT no Senado e revisão de redação Por todo o país, o povo foi às...

Propaganda eleitoral começa em 16 de agosto e horário gratuito no rádio e TV no dia 26

Brasil

Propaganda eleitoral começa em 16 de agosto e horário gratuito no rádio e TV no dia 26

12/08/2022 – 14:05:38 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O mês de agosto marca o...

TSE já recebeu nove registros de candidaturas à Presidência da República

Brasil

TSE já recebeu nove registros de candidaturas à Presidência da República

12/08/2022 – 13:02:55 Com informações de TSE e revisão de redação Até as 12h desta quinta-feira (12), o TSE...