Search
Close this search box.

Guarapuava inicia primeira Semana de Conscientização da Causa Animal

Lei no município tem como objetivo promover campanhas e ações voltadas aos cuidados com os animais

Foto: Divulgação/Dircom Câmara Municipal

03/10/2023 – 19:07:06

Redação

Nesta segunda-feira (02), Guarapuava deu início à sua primeira Semana de Conscientização da Causa Animal. A iniciativa, que se estende até o dia 8 de outubro, tem como objetivo promover campanhas educativas sobre os cuidados com animais e sensibilizar a comunidade para a importância do bem-estar animal.

Esta semana foi instituída como Lei Municipal no início deste ano através de um PL (Projeto de Lei) da vereadora Prof.ª Bia (MDB), e agora está sendo colocada em prática com uma série de eventos e atividades voltadas para a conscientização e educação das pessoas em relação aos animais.

Palestras

O destaque da abertura da Semana de Conscientização da Causa Animal, que foi realizada na Câmara Municipal, ficou por conta da palestra ministrada pelos professores Adriano Carrasco, da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), e Moana França, do Centro Universitário Campo Real.

“A semana ela traz uma proposta de divulgar informações sobre o que são maus-tratos, o que os animais precisam, qual a interferência da saúde dos animais na saúde humana, no meio ambiente, e como isso beneficia a sociedade como um todo. Existem muitos aspectos culturais, e muita falta de informação para a população acerca dos animais, e isso gera maus tratos que as pessoas nem sabem que são maus tratos”, explicou a professora Moana.

O professor Adriano, que faz parte do Departamento de Medicina Veterinária, reforçou a importância da proposta de conscientização e destacou que os cuidados com os animais englobam mais aspectos do que levamos em consideração, como a própria saúde humana.

“É nessa semana que a gente traz a luz toda a questão, a pauta, traz a discussão, para todo mundo entender que a causa animal não é algo isolado. Não é pensar apenas nos animais, quando você pensa nos animais, invariavelmente, está pensando no meio ambiente e na saúde humana. Essa questão da saúde ela é indissociável, não dá para você separar a saúde humana, da animal, do meio ambiente”, enfatizou Adriano.

Além dos professores, a abertura do evento contou com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde, reforçando a necessidade de uma abordagem integrada para garantir a saúde e o cuidado adequado aos animais.

Canil Municipal

Durante a cerimônia de abertura, o Chefe do Departamento de Proteção Animal, Fábio Gorski e a Médica Veterinária, Cristina Herrmann, que fazem parte do Canil Municipal, apresentaram um balanço dos atendimentos realizados no local. Eles ressaltaram a superlotação do canil e explicaram que, devido a esse problema, o foco principal é o atendimento, recolhimento e manutenção de animais em condições extremas de desnutrição, acidentados ou que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Eles também expuseram os problemas do castramóvel, que ainda não realizou metade dos atendimentos licitados em decorrência de problemas com a empresa que venceu a licitação para realizar os procedimentos. Porém, garantiram que uma nova empresa será chamada para assumir os procedimentos restantes.

Participe

A Semana de Conscientização da Causa Animal é uma oportunidade para a população de Guarapuava se envolver ativamente na promoção do bem-estar dos animais e aprender sobre como cuidar adequadamente de seus pets.

Durante toda a semana, estão programadas diversas atividades, como palestras, feiras de adoção, e campanhas de conscientização sobre a posse responsável de animais de estimação.

Nesta terça (03) e quarta-feira (04), haverá uma exposição sobre a semana na 3ª Jornada Educatec, que está sendo realizada no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, além de uma benção aos animais, na Igreja Bom Jesus.

Na quinta-feira (05) a exposição segue para a Unicentro e na sexta-feira (06) para o Centro Tecnológico na Campo Real. Já no domingo (08), última dia da semana de conscientização, haverá uma feira de adoção dos animais do Canil Municipal, que será realizada no Parque das Araucárias.

Leia Também