Guarapuava

Guarapuava irá seguir com o plano de retomada de atividades no município?

Governador reforçou, em reunião com prefeitos, a necessidade de que as recomendações do Estado sejam seguidas, ou seja, apenas serviços essenciais à população devem ser mantidos

Foto: Amanda Crissi

30/03/2020 – 11:13:10

Redação com informações da AEN

Em uma série de reuniões, realizadas por videoconferência no último fim de semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) alertou os prefeitos das maiores cidades paranaenses para a necessidade de manter, em seus municípios, as medidas adotadas pelo Estado para a prevenção à Covid-19.

Dessa maneira, a recomendação é de que apenas atividades essenciais à população permaneçam em funcionamento, seguindo a orientação das autoridades brasileiras e internacionais de saúde, que indicam a necessidade de isolamento social para conter a proliferação do vírus.

“São medidas para evitar uma ação mais aguda, que é a quarentena”, pontuou Ratinho Junior.

O alerta vai de encontro a decisão tomada pelo prefeito Cesar Silvestri Filho – junto aos prefeitos de Cascavel e Ponta Grossa – na última quinta-feira (26), onde estabelecia o dia 6 de abril como o marco inicial para o recomeço de algumas atividades comerciais no município.

O intuito era de que, a partir do dia 6, análises – técnicas e do cenário da doença em Guarapuava – pudessem estabelecer um parâmetro para a retomada das demais atividades, conduzindo o funcionamento do município para a sua normalidade.

Entretanto, em live publicada neste sábado (28), após a reunião com o governador, Cesar Filho afirmou que os prefeitos foram orientados a continuar com “a postura de responsabilidade, dizendo que essa é a política de saúde adotada pelo Governo do Paraná, ou seja, a política de isolamento social”.

Todavia, nada foi falado sobre o plano de trabalho para a retomada das atividades no município, não ficando claro se ele será adiado.

A redação entrou em contato com a prefeitura municipal para confirmar essa informação, porém, até o fechamento dessa matéria não houve retorno.

Saúde

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, participou das videoconferências e mostrou como está a estrutura de atendimento médico-hospitalar no Paraná. Ele fez um balanço do número de leitos disponíveis para serem usados em caso de necessidade e falou sobre a distribuição de materiais para as equipes médicas.

“Imediatamente, está sendo ampliado em 25% a capacidade de leitos de UTI para adultos”, pontuou o secretário.

Ele destacou ainda aos prefeitos que leitos novos estão sendo distribuídos para as macrorregiões e o governo estadual está firmando parcerias com hospitais filantrópicos e particulares para o aumentar a oferta, se houver necessidade de ampliar o atendimento de pacientes com a Covid-19

Participação

As videoconferências tiveram as presenças dos prefeitos os prefeitos Rafael Greca (Curitiba); Ulisses Maia(Maringá); Marcelo Rangel (Ponta Grossa); Leonaldo Paranhos (Cascavel); Marcelo Belinati (Londrina); Cesar Silvestri Filho (Guarapuava); Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu); Junior da Femac (Apucarana);  Antonio Fenelon (São José dos Pinhais);  Gerson Colodel (Almirante Tamandaré); Marcelo Roque (Paranaguá); Marli Paulino (Pinhais); Beti Pavin (Colombo); Lucio de Marchi (Toledo); Celso Pozzobom (Umuarama); Márcio Wosniack (Fazenda Rio Grande); Marcelo Puppi (Campo Largo); Marcus Tesserolli (Piraquara); do vice-prefeito de Cambé, Conrado Scheller.

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião por videoconferência neste sábado (28/03), com prefeitos e secretarios de Estado para alinhamento das ações no combate a pandemia do novo coronavírus. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Também participaram das reuniões os secretários da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi; do Desenvolvimento Sustentável e Obras Públicas, Márcio Nunes; do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior; o diretor-presidente da Comec, Gilson Santos; o comandante da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig; e o diretor-presidente da APD, Eduardo Bekin.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

Povo foi às ruas e reagiu às ameaças autoritárias, comemoram senadores

Brasil

Povo foi às ruas e reagiu às ameaças autoritárias, comemoram senadores

12/08/2022 – 14:15:01 Com informações de PT no Senado e revisão de redação Por todo o país, o povo foi às...

Propaganda eleitoral começa em 16 de agosto e horário gratuito no rádio e TV no dia 26

Brasil

Propaganda eleitoral começa em 16 de agosto e horário gratuito no rádio e TV no dia 26

12/08/2022 – 14:05:38 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O mês de agosto marca o...

TSE já recebeu nove registros de candidaturas à Presidência da República

Brasil

TSE já recebeu nove registros de candidaturas à Presidência da República

12/08/2022 – 13:02:55 Com informações de TSE e revisão de redação Até as 12h desta quinta-feira (12), o TSE...

“A economia não está ruim para todo mundo, depende de que lado você está”, avalia João Nieckars

Guarapuava

“A economia não está ruim para todo mundo, depende de que lado você está”, avalia João Nieckars

12/08/2022 – 10:07:03 Redação “Meu dinheiro não dá para mais nada”. Você com certeza já ouviu – ou...

Câmara Municipal vai repassar R$ 500 mil para o hospital Santa Tereza

Guarapuava

Câmara Municipal vai repassar R$ 500 mil para o hospital Santa Tereza

12/08/2022 – 07:56:32 Com informações de Ascom Câmara Municipal e revisão de redação Tendo em vista as...

Cresce número de pessoas com nome social no cadastro eleitoral

Paraná

Cresce número de pessoas com nome social no cadastro eleitoral

11/08/2022 – 19:32:06 Com informações de TRE-PR e revisão de redação O Portal Estatísticas do...