Foto: Redação
30/03/2020 – 11:13:10
Redação com informações da AEN
Em uma série de reuniões, realizadas por videoconferência no último fim de semana, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) alertou os prefeitos das maiores cidades paranaenses para a necessidade de manter, em seus municípios, as medidas adotadas pelo Estado para a prevenção à Covid-19.
Dessa maneira, a recomendação é de que apenas atividades essenciais à população permaneçam em funcionamento, seguindo a orientação das autoridades brasileiras e internacionais de saúde, que indicam a necessidade de isolamento social para conter a proliferação do vírus.
“São medidas para evitar uma ação mais aguda, que é a quarentena”, pontuou Ratinho Junior.
O alerta vai de encontro a decisão tomada pelo prefeito Cesar Silvestri Filho – junto aos prefeitos de Cascavel e Ponta Grossa – na última quinta-feira (26), onde estabelecia o dia 6 de abril como o marco inicial para o recomeço de algumas atividades comerciais no município.
O intuito era de que, a partir do dia 6, análises – técnicas e do cenário da doença em Guarapuava – pudessem estabelecer um parâmetro para a retomada das demais atividades, conduzindo o funcionamento do município para a sua normalidade.
Entretanto, em live publicada neste sábado (28), após a reunião com o governador, Cesar Filho afirmou que os prefeitos foram orientados a continuar com “a postura de responsabilidade, dizendo que essa é a política de saúde adotada pelo Governo do Paraná, ou seja, a política de isolamento social”.
Todavia, nada foi falado sobre o plano de trabalho para a retomada das atividades no município, não ficando claro se ele será adiado.
A redação entrou em contato com a prefeitura municipal para confirmar essa informação, porém, até o fechamento dessa matéria não houve retorno.
Saúde
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, participou das videoconferências e mostrou como está a estrutura de atendimento médico-hospitalar no Paraná. Ele fez um balanço do número de leitos disponíveis para serem usados em caso de necessidade e falou sobre a distribuição de materiais para as equipes médicas.
“Imediatamente, está sendo ampliado em 25% a capacidade de leitos de UTI para adultos”, pontuou o secretário.
Ele destacou ainda aos prefeitos que leitos novos estão sendo distribuídos para as macrorregiões e o governo estadual está firmando parcerias com hospitais filantrópicos e particulares para o aumentar a oferta, se houver necessidade de ampliar o atendimento de pacientes com a Covid-19
Participação
As videoconferências tiveram as presenças dos prefeitos os prefeitos Rafael Greca (Curitiba); Ulisses Maia(Maringá); Marcelo Rangel (Ponta Grossa); Leonaldo Paranhos (Cascavel); Marcelo Belinati (Londrina); Cesar Silvestri Filho (Guarapuava); Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu); Junior da Femac (Apucarana); Antonio Fenelon (São José dos Pinhais); Gerson Colodel (Almirante Tamandaré); Marcelo Roque (Paranaguá); Marli Paulino (Pinhais); Beti Pavin (Colombo); Lucio de Marchi (Toledo); Celso Pozzobom (Umuarama); Márcio Wosniack (Fazenda Rio Grande); Marcelo Puppi (Campo Largo); Marcus Tesserolli (Piraquara); do vice-prefeito de Cambé, Conrado Scheller.
O Governador Carlos Massa Ratinho Junior em reunião por videoconferência neste sábado (28/03), com prefeitos e secretarios de Estado para alinhamento das ações no combate a pandemia do novo coronavírus. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Também participaram das reuniões os secretários da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi; do Desenvolvimento Sustentável e Obras Públicas, Márcio Nunes; do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior; o diretor-presidente da Comec, Gilson Santos; o comandante da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig; e o diretor-presidente da APD, Eduardo Bekin.