Imagem: Lisandro Cesar Vieira
22/05/2020 – 09:55:06
Por Lisandro Cesar Vieira
Como cidadão guarapuavano acabei de protocolar Requerimento solicitando informações detalhadas referentes a concessão e fiscalização do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de Guarapuava.
Fiquei preocupado com o pedido da empresa concessionária do transporte coletivo para o poder público municipal subsidiar o sistema neste momento de crise. É lastimável que recursos públicos que poderiam estar sendo utilizados no combate a pandemia do Coronavírus ou auxiliando e subsidiando os pequenos e médios empreendedores que já tiveram que demitir, vá para os cofres de acionistas de grandes empresas que durante décadas tiveram altos lucros.
Mais preocupado ainda por saber que essa mesma empresa é acusada pelo Ministério Público na Operação Riquixá de fazer parte de uma Organização Criminosa que fraudou a licitação de concessão em 2009.
Esse requerimento tem por objetivo levantar dados que nos ajudem a fundamentar uma proposta de gratuidade na tarifa do transporte coletivo para toda população. Queremos saber, quanto a Prefeitura de Guarapuava gasta com a Empresa Pérola do Oeste? Será que a Prefeitura já não é o maior usuário do Sistema?
Logo, se for para colocar mais recursos públicos no Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros do Município de Guarapuava e ajudar as finanças de uma única empresa, por que não dar gratuidade a toda população e ajudar todas as empresas e trabalhadores?
Portanto, queremos a partir deste requerimento lançar uma Campanha: “ SUBSIDIO À EMPRESA DE TRANSPORTE COLETIVO SEM GRATUIDADE, NÃO!”.
Convidamos os guarapuavanos, trabalhadores, empresas e entidades a aderirem a essa campanha.