Foto: Pixabay
27/03/2020 – 11:41:24
Redação
O Hemocentro Regional de Guarapuava continua realizando atendimentos para garantir a média de estoque necessária em seu banco de sangue. Com horário reduzido e agendamento prévio, a instituição segue as determinações dos decretos municipais instituídos para a prevenção ao covid-19 no município.
“Nós estamos fazendo as coletas no período da tarde, das 13:30 às 16:00 e somente sob agendamento. Então nós pedimos aos doadores que não se desloquem sem antes fazer o agendamento via telefone”, explica Fernando Guiné, diretor do Hemocentro.
Além disso, a instituição está tomando outras precauções de higiene para assegurar a integridade de seus profissionais e doadores.
“As vagas disponibilizadas para coleta já fazem uma leitura da nossa capacidade operacional. O nosso setor de captação faz esse agendamento conforme a capacidade de operação. Nós temos um número de cadeiras, um tempo médio de duração do processo e em cima disso são agendadas X pessoas para determinado tempo. De forma que a pessoa possa chegar e ser atendida no horário que está marcado e o processo caminhe tranquilamente. Não temos aglomeração e tudo tem fluido bem”, destaca Fernando.
O diretor também informou que não há nenhum impedimento para realizar coletas durante a quarentena.
“Não tem perigo nenhum. O que é um fator básico para ser um doador? Saúde. Então nós partimos do princípio de que as pessoas que têm acesso as portas e entradas do Hemocentro estão saudáveis”, pontua ele.
Já na entrada do Hemocentro, existem profissionais designados para realizar a triagem de quem irá adentrar a instituição, além disso, todos os servidores que realizam o trabalho interno utilizam máscaras e luvas regularmente.
“A prevenção começa já no telefonema. Quando a atendente faz contato e realiza uma série de perguntas importantes e relevantes, isso vai dar uma noção se a pessoa está, ou não, apta para vir. Ao chegar, o doador tem o acesso a entrada, onde é feita a triagem inicial e disponibilizamos álcool para higienizar as mãos e os pés. Só então começa o processo de cadastro. Passando por isso, vem a triagem médica, se tiver algum impedimento médico a pessoa já é inapta naquele momento”, explica o diretor do Hemocentro.
Estoque
O Hemocentro Regional de Guarapuava realiza um acompanhamento diário de seus estoques e não apresenta falta de bolsas de sangue no momento. Entretanto, alerta que é necessário manter a média de coletas.
“Nós precisamos manter a média. O que está acontecendo nesse momento: nós tivemos uma série de cancelamentos, de prorrogação ou de transferência de procedimentos cirúrgicos e com isso, naturalmente, a necessidade das bolsas diminui. Mas nós temos aquelas pessoas que estão, por exemplo, em tratamento contínuo de câncer e isso não para”, destaca Fernando.
Vale lembrar que a instituição atende não apenas o município de Guarapuava, mas outras 20 cidades e, também, uma hemorede que eventualmente necessita de auxílio da unidade.
Serviço
Endereço: Rua Afonso Botelho, 134, Trianon
Telefone: 3622-28-19