Search
Close this search box.

Inovação e multiplicidade de atrações marcam os 16 anos do WinterShow

Saiba mais sobre a edição 2019 do maior evento de cereais de inverno do Brasil

05/11/2019

Por Alexandre Pessoa 

Há 16 anos o WinterShow apresenta a importância dos cereais de inverno em diversos aspectos, desde o manejo e melhoramento de culturas, até os processos que antecedem o consumo final (Foto: Alexandre Pessoa)

Há 16 anos o WinterShow apresenta a importância de cereais de inverno em diversos aspectos, desde o manejo e melhoramento de culturas, até os processos que antecedem o consumo final. Toda complexidade que envolve a atividade agrícola na região foi mais uma vez apresentada nos campos da FAPA – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, em Entre Rios – Guarapuava-PR.

Neste ano, o maior evento do gênero no Brasil, provido pela Cooperativa Agrária e FAPA, teve a inovação como palavra-chave. Durante três dias (14,15 e 16 de outubro), os visitantes tiveram a oportunidade de prestigiar uma programação repleta de novidades. De acordo com a organização, apenas na terça-feira, dia 15, cerca de 1.100 pessoas passaram pelos campos, houve um aumento de 24% em comparação à edição anterior.

“O Wintershow é essencial, ele aborda sobre a cevada e o trigo, matérias-primas das nossas principais indústrias. É um evento que demonstra o que nossas pesquisas tem feito pelo cooperado, exibindo toda a viabilidade destas culturas”, ressaltou Manfred Majowski, Vice-Presidente da Agrária.

Em 2019 houve um recorde de expositores no WinterShow, com mais de 70 empresas participantes (Foto: Alexandre Pessoa)

Em 2019 houve um recorde de expositores, com mais de 70 empresas participantes e foram abertos espaços para o Balcão de Negócios. Organizações internacionais e nacionais também contribuíram para fortalecer a programação.

Assim como nos anos anteriores, a 16ª edição teve nomes renomados no cenário nacional entre as principais atrações. As palestras com Allan Costa e Arthur Igreja refletiram sobre Inovação Disruptiva e Transformação Digital. Para a palestra de enceramento, o cantor e escritor Leo Chaves, que recentemente lançou-se em carreira solo, ministrou a palestra “Gratidão: o ciclo constante de plantio e colheitas da vida. Como identificar o caminho certo?”.

A Fundação recebeu produtores, agrônomos, estudantes, entre outros em painéis temáticos que abordaram aspectos de culturas como cevada, trigo e aveia. Pesquisadores debateram, simultaneamente, seis temas em quatro estações diferentes.


Arthur Igreja, uma das principais atrações da 16ªedição do evento. Ele faou sobre Inovação Disruptiva e Transformação Digital (Foto: Alexandre Pessoa)

Uma das novidades, a Estação Open Innovation, proporcionou um espaço onde empresas ligadas ao agronegócio indicaram soluções tecnológicas para os produtores. Outra atração inédita, o Desafio de Tratores (Bremswagen) agitou o púbico, uma competição que consiste em dirigir o trator por uma pista de 100 metros e conseguir guiar o veículo pela maior metragem.

Organizações internacionais e nacionais também contribuíram para fortalecer a programação (Foto: Alexandre Pessoa)

 

Pesquisadores da FAPA debateram, simultaneamente, seis temas em quatro estações diferentes (Foto: Alexandre Pessoa)

05/11/2019

Leia Também