Foto: Arquivo pessoal
19/03/2020 – 14:02:52
As Eleições Municipais serão realizadas no dia 4 de outubro, entretanto, desde o começo deste ano, os partidos já começaram a se organizar para enfrentar a corrida eleitoral.
Uma das principais etapas do processo, a janela partidária, teve início no último dia 5 de março e permite que, até o dia 3 de abril, vereadores migrem de sigla sem incorrer em infidelidade partidária.
Foi através dessa abertura que o vereador Valdomiro Batista, o Jabur do Motocross, deixou o PRB (Partido Republicano Brasileiro) para se filiar ao PMN (Partido da Mobilização Nacional).
“O meu sonho era sair candidato [ao Executivo] pelo PRB, mas a sigla, orientada por Brasília, tomou outra direção, que não era a que nós queríamos para Guarapuava. Eles têm outro nome para prefeito e isso fez com que eu procurasse a sigla PMN”, afirma o vereador, que é o pré-candidato da sigla para a majoritária.
Afiado, Jabur afirma que o PMN é “uma das poucas siglas que não é partido de aluguel, que não responde pelo interesse dos poderosos de Guarapuava”.
Novo cenário
Em Guarapuava, pela primeira vez em mais de 20 anos, a corrida ao pleito não irá contar com figuras conhecidas, os velhos caciques políticos, que tem dominado o Executivo Municipal em uma espécie de sucessão familiar.
Enquanto Cesar Silvestri Filho (Podemos) não pode emendar um terceiro mandato, pelas regras eleitorais, Fernando Ribas Carli (PSDB) se mantém neutro sobre os boatos de uma pré-candidatura. Deixando espaço para que novos nomes apareçam no cenário político de Guarapuava.
“Hoje eu vejo que é preciso mudar em Guarapuava, o novo, verdadeiramente, sou eu. Nunca ninguém teve coragem de enfrentar os mesmos e dizer que é preciso mudar. Guarapuava está sofrendo, a periferia está sofrendo e o único pré-candidato que está de cabeça erguida e sozinho, dizendo um basta para os poderosos é o Jabur do Motocross e algum outro. Os demais partidos estão todos nas mãos dos poderosos, são partidos de aluguel”, pontua Jabur.
Alianças
O pré-candidato afirma que a sigla ainda está se organizando internamente antes de fazer alianças com outros partidos. “A gente na frente vai fazer aliança com os partidos que já estão conversando conosco. O PMN sai com uma das chapas mais completas da história, mais forte do que saiu o PRB na última eleição”, destaca o vereador.
Sem indicar o nome de quem será seu vice na majoritária, o pré-candidato se ateve a dizer que “estamos nas conversas preliminares, mas em breve anunciaremos a nossa chapa com as nossas coligações na majoritária e o que for melhor para Guarapuava”.
Intenções
Segundo Jabur do Motocross, uma eventual vitória na majoritária não alteraria os ideais pelos quais luta como vereador.
“Eu saio candidato pelo PMN de cabeça erguida. Todos que me conhecem sabem que o meu interesse é a periferia de Guarapuava, os produtores, aqueles que geram emprego, é trabalhar em prol da nossa cidade”, afirma o pré-candidato.
Para ele, uma boa administração condiz com o corte de gastos. “Devemos cortar gastos. fazer casas, fazer um projeto para atrair indústria, gerar emprego, apoio aos professores, criar uma Secretaria de Obras forte, que consiga dar estrada ao produtor rural. Uma boa administração é cuidar da saúde do nosso povo com carinho. Porque o bom político é aquele que diz não para o próprio amigo, em prol de não prejudicar o povo”.