Guarapuava

João Napoleão deixa legado com oito anos na presidência da Câmara Municipal

Superando polêmicas, vereador fez história ao ser o primeiro presidente negro do Poder Legislativo e será lembrado pelos esforços em prol da construção do Hospital do Câncer em Guarapuava

Foto: Divulgação/Ascom Câmara Municipal

02/12/2022 – 11:42:04

Redação

No fim deste mês, o presidente da Câmara Municipal, João Napoleão (PODE) se despede do comando da Mesa Executiva do Poder Legislativo após oito anos consecutivos no cargo. Ele foi eleito pela primeira vez ao cargo para o biênio 2015/2016 e fez história ao ser o primeiro negro a se sentar na cadeira de presidente da Casa de Leis guarapuavana.

Sua vida política, porém, teve início em 2004, quando concorreu pela primeira vez como vereador pelo PL (Partido Liberal). Ele foi o oitavo candidato mais votado daquele ano, fazendo 1.923 votos no município. Desde então, João Napoleão vem sendo reeleito e acumula cinco mandatos consecutivos como vereador.

Apesar de ter iniciado seu mandato no PL, ao longo dos anos Napoleão também integrou os quadros do PSDB (2009/2012) e PROS (2013/2020). No ano passado, o vereador se filiou ao Podemos, seu partido atual. Em 2015, quando fazia parte do PROS, foi eleito presidente da Mesa Executiva pela primeira vez, tendo arrematado mais quatro biênios (2015/2016; 2017/2018; 2019/2020; 2021/2022) nas eleições seguintes.

Apesar da postura forte, e muitas vezes intensa, perante os demais vereadores, João Napoleão se despede da presidência como um articulador político notório. Talvez a mais notória delas tenha sido os esforços empregados, enquanto chefe do Poder Legislativo, para a viabilização do Hospital do Câncer de Guarapuava, tendo mobilizado todos os vereadores da Casa de Leis a lutar pelo espaço. Além disso, é importante destacar que a Câmara Municipal foi responsável por repassar cerca de R$ 19 milhões para auxiliar na construção da unidade de saúde.

Leis Municipais

Durante 17 anos contínuos, João Napoleão foi autor de 62 projetos de lei que foram sancionados em Leis Municipais. Sendo a mais recente delas a que obriga hospitais e maternidades, públicas ou privadas, a prestarem orientações para primeiros socorros em caso de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita de recém-nascidos.

O vereador também foi o responsável por criar o Programa Municipal de Alfabetização Digital da Terceira Idade, que tem o objetivo de introduzir as pessoas com mais de 60 anos ao mundo dos computadores e da internet.

Outra lei de notoriedade formulada pelo vereador, garante que os alunos da rede municipal de ensino anualmente, sempre no primeiro semestre de cada ano letivo, o Teste de Acuidade Visual, de maneira a identificar problemas oftalmológicos nas crianças que ingressam nas escolas e CMEIs (Centros Municipais Infantis) do município. Nesta mesma linha, Napoleão também teve aprovada uma lei que assegura serviços de psicologia clínica, enfermagem e assistência social, para alunos da rede pública de ensino do Bairro Xarquinho.

João Napoleão também criou a proposta que garante que todo o curso de qualificação disponibilizado pela Prefeitura de Guarapuava, de forma gratuita, seja através de livre iniciativa ou de convênios e parcerias de entidades de ensino e qualificação, deverá reservar o mínimo de 10% das vagas para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.



Receba nossas principais notícias em seu celular
Participe dos nossos Grupos Oficiais


GRUPO DO WHATSAPP GRUPO DO FACEBOOK

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidos pelo whatsapp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Leia Também

CIS 5ªRS abre processo seletivo para a contratação de novos estagiários

Guarapuava

CIS 5ªRS abre processo seletivo para a contratação de novos estagiários

02/02/2023 – 15:59:51 Com informações de Secom Prefeitura de Guarapuava e revisão de redação Até o próximo...

STF restabelece prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira

Brasil

STF restabelece prisão do ex-deputado federal Daniel Silveira

02/02/2023 – 13:31:26 Com informações de STF e revisão de redação O ministro Alexandre de Moraes, do STF...

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

Brasil

Arthur Lira é reeleito para presidência da Câmara dos Deputados

02/02/2023 – 11:22:08 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação Em uma votação recorde, o...

Dr. Antenor estreia mandato de deputado com lugar na Mesa Diretora da Alep

Paraná

Dr. Antenor estreia mandato de deputado com lugar na Mesa Diretora da Alep

02/02/2023 – 08:33:05 Redação Na tarde desta quarta-feira (1°), o guarapuavano Dr. Antenor (PT), eleito...

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

Brasil

Rodrigo Pacheco vence eleição e continuará no comando do Senado

01/02/2023 – 19:14:43 Com informações de Agência Senado e revisão de redação O senador Rodrigo Pacheco...

Hospital de campanha já fez mais de 300 atendimentos aos yanomami

Brasil

Hospital de campanha já fez mais de 300 atendimentos aos yanomami

01/02/2023 – 16:21:27 Com informações de Agência Brasil e revisão de redação O hospital de campanha que a...